3. Urbano Sidoncha preside ao Conselho Estratégico da Guarda Capital Europeia da Cultura

•   09 de janeiro de 2020

Os docentes da Faculdade de Artes e Letras Catarina Moura e Francisco Paiva, também integram o órgão consultivo.

Ficheiro com o nome: guarda_capital_cultura

O docente da Universidade da Beira Interior (UBI), Urbano Sidoncha, preside ao Conselho Estratégico (CE) da Guarda Capital Europeia Cultura 2027. Além deste elemento da Faculdade de Artes e Letras da UBI (FAL-UBI), também Catarina Moura e Francisco Paiva fazem parte do conjunto de 17 personalidades, de vários setores, que vão dar “o apoio à decisão” do órgão executivo da candidatura.

Na apresentação da equipa, Urbano Sidoncha disse que o CE é “um órgão de natureza informal e consultiva” da candidatura proposta pelo município da Guarda, que “assume como seu principal objetivo o apoio à decisão”. O docente da UBI, citado pela Agência Lusa, afirmou que lidera uma equipa “multidisciplinar e coesa”, que deverá produzir “um debate plural” e “um sentido estratégico” para que a candidatura seja vencedora.

A constituição do CE foi anunciada esta semana, pela Câmara Municipal da Guarda, e tem um número de conselheiros (uns a título institucional e outros particular) igual ao número de municípios da região que apoiam a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura.

É composto por Alexandre Real (que pertence à equipa de coordenação do Rock in Rio Academy), Dario Oliveira (criador e diretor do Festival PortoPostDoc), Francisca Abreu (responsável pela candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura), Francisco Assis (político, deputado pelo círculo eleitoral da Guarda 2009-2011), Inês Relvas (Fórum Económico Mundial), João Morgado (poeta e romancista), Rita Costa Gomes (historiadora), Rui Jacinto (geógrafo) e Francisco Paiva (coordenador da candidatura Covilhã Cidade Criativa do Design).

Fazem ainda parte o vereador Victor Amaral (em representação do município da Guarda), Ana Margarida Fonseca (Instituto Politécnico da Guarda), Catarina Moura (UBI), Célia Gonçalves (Rede Aldeias de Montanha), Dalila Dias (Aldeias Históricas), Pedro Serra (Universidade de Salamanca) e Rui Simão (Aldeias do Xisto).

Data da última atualização: 2020-01-09