3. Francisco Goiana da Silva lidera Health Parliament Portugal

Francisco Goiana da Silva lidera Health Parliament Portugal

•   03 de fevereiro de 2020

O docente da Faculdade de Ciências da Saúde fica responsável por um grupo dinamizado para refletir sobre o sector e entregar propostas ao Ministério da Saúde.

Ficheiro com o nome: francisco goiana silva

Francisco Goiana da Silva, docente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI), foi escolhido para presidir à edição deste ano do Health Parliament Portugal, composto por 60 jovens que têm a tarefa de, nos próximos seis meses, debater e emitir recomendações sobre a Saúde em Portugal.

A iniciativa é dinamizada por um dos mais importantes jornais nacionais, o semanário Expresso, a multinacional americana Microsoft, a companhia farmacêutica Janssen, do grupo Johnson & Johnson, e a Universidade Nova de Lisboa.

Francisco Goiana da Silva leciona na FCS-UBI, desde 2015, “Liderança e Gestão em Saúde”, unidade curricular em que a UBI é pioneira em Portugal, pela inclusão deste tema no plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina. Formado em Medicina e em Gestão de Saúde Pública, em Portugal e Inglaterra, foi adjunto da Secretaria de Estado da Saúde, no anterior Governo do PS, e está ligado como consultor à Organização Mundial de Saúde.

Vai agora dar o seu contributo para o Health Parliament Portugal, que pretende debater e propor soluções para o futuro, em seis áreas: “Oncologia: respostas para a doença crónica”; “Sustentabilidade e equidade do sistema de saúde”; “Inovação, personalização e valor em saúde”; “Integração: o contributo dos dados e da tecnologia”; “Desafios dos recursos humanos em saúde”; e “Saúde Mental: respostas e prioridades”.

O Parlamento será constituído por seis comissões dedicadas aos referidos temas e terá ainda no programa duas visitas ao terreno, a hospitais e centros de investigação. Na edição anterior, o Health Parliament Portugal viu o Ministério da Saúde incorporar no Serviço Nacional de Saúde algumas medidas concretas.

Data da última atualização: 2020-02-03