3. Alunos da UBI selecionados para prémio internacional de arquitetura

Alunos da UBI selecionados para prémio internacional de arquitetura

18 de maio de 2020

Laura Conde e Rui Esmeraldo foram selecionados para Prémio Jovem Talento de Arquitetura (YTAA), um concurso organizado pela Fundação Mies van der Rohe e Comissão Europeia.

Dois estudantes de Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI) foram selecionados para o Prémio Jovem Talento de Arquitetura (YTAA), um concurso internacional organizado pela Fundação Mies van der Rohe e Comissão Europeia.

Laura Conde e Rui Esmeraldo são os recém-diplomados pela UBI que viram os seus projetos escolhidos para uma das mais importantes competições da Europa na área da arquitetura.

“Application of Efficient Bioclimatic Solutions in Architecture" é a designação do trabalho candidatado por Laura Conde. Centrado numa proposta elaborada sobre o Centro Cultural e Interpretativo de Marvila, o projeto propunha a otimização do desempenho energético-ambiental e aproveitamento das energias renováveis.

Quanto a Rui Esmeraldo, foi escolhido pelo projeto “Anamnesis”, para um centro de observação e interpretação da paisagem da Serra da Estrela, que idealiza uma estrutura dedicada ao conhecimento e divulgação do património ambiental da Serra da Estrela, numa localização que permitia observação e contemplação da paisagem.

Como resultado desta seleção, os trabalhos dos ex-alunos do Mestrado Integrado em Arquitetura da UBI passam à fase seguinte, que consiste em integrarem a exposição dos 383 projetos de arquitetura selecionados para esta fase.

A mostra será incluída na programação paralela da 17.ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, com o tema “How will we live together?”, com curadoria de Hashim Sarkis.

A exposição dos trabalhos ficará patente entre 29 de agosto e 29 de novembro deste ano, no Palazzo Mora, em Veneza, segundo a organização, enquanto a cerimónia dos premiados está marcada para 22 de setembro.

Dos projetos candidatos apresentados na exposição sairão os futuros 12 finalistas e os quatro vencedores desta edição do concurso na região europeia.

Young Talent Architecture Award

Data da última atualização: 2020-05-18