3. UBI inicia entrega de viseiras aos hospitais da região

UBI inicia entrega de viseiras aos hospitais da região

22 de maio de 2020

Os equipamentos de proteção individual chegaram esta sexta-feira. São 250 viseiras que serão oferecidas às três unidades hospitalares da Beira Interior.

A Universidade da Beira Interior (UBI) inicia na próxima semana a distribuição de viseiras aos hospitais da região, em mais uma ação de apoio às entidades envolvidas na prevenção e tratamento da COVID-19.

A academia adquiriu 250 unidades destes equipamentos de proteção individual, que chegaram esta sexta-feira, dia 22 de maio, e vão agora ser encaminhados para o Centro Hospitalar Universitário Pêro da Covilhã e unidades locais de saúde (ULS) de Castelo Branco e da Guarda.

Segundo o Vice-Reitor da UBI, Mário Raposo, “a Universidade contribui, mais vez, para o combate à pandemia, ajudando os hospitais da região com os quais trabalha através da Faculdade de Ciências da Saúde, oferecendo 250 viseiras para os profissionais de saúde usarem no seu dia a dia”.

Estas viseiras foram desenvolvidas pela WD Retail, sediada no Parque Industrial do Tortosendo, tendo sido projetadas com o aconselhamento técnico de profissionais da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

O equipamento é feito em plástico e pode ser higienizado e reutilizado, sendo possível a substituição de algumas das peças que o compõem. Tem um peso aproximado de 45 gramas e características ergonómicas que permitem proteger o utilizador da entrada de partículas na parte superior.

O Vice-reitor da UBI destaca a qualidade e ergonomia das viseiras, aspetos “já constatados por vários médicos”, lembrando Mário Raposo que “no início, deram a sua opinião sobre o modo da empresa construir um produto mais amigo do profissional de saúde”.

A oferta das viseiras é mais uma iniciativa de colaboração da UBI com as instituições da região. Desde o início da pandemia que tem apoiado organismos de solidariedade e o Serviço Nacional de Saúde com equipamentos de proteção individual, álcool-gel, instrumentos clínicos e trabalho de alunos, docentes e investigadores.

Data da última atualização: 2020-05-22