Vasco Lopes e Bruno Degardin recebem prémio Empreendedor do Ano nos Entrepreneurship Awards 2026

  • NOTÍCIA
  •   03 de novembro de 2026  

Diplomados pela UBI foram reconhecidos pelo percurso de sucesso da DeepNeuronic.

Ficheiro com o nome: Premio empreendedor

Vasco Lopes e Bruno Degardin foram distinguidos com o galardão de Empreendedor do Ano em Portugal, atribuído pelo júri dos Entrepreneurship Awards 2026. A iniciativa, promovida pela Unicorn Factory Lisboa, reúne especialistas e pares do sector para premiar projetos, personalidades e empresas que marcam o desenvolvimento da inovação e da economia nacional.

O prémio reconhece a trajetória dos fundadores da DeepNeuronic, destacando a evolução de uma ideia nascida no seio da Universidade da Beira Interior (UBI) e que culminou, recentemente, na aquisição da start-up pela multinacional Motorola Solutions.

O percurso da DeepNeuronic está intimamente ligado às estruturas de ensino e de transferência de conhecimento da UBI. Vasco Lopes e Bruno Degardin realizaram todo o percurso académico na Universidade, onde concluíram a licenciatura, o mestrado e o doutoramento em Engenharia Informática.

A ligação da empresa à UBImedical remonta a 2020, quando a ideia original – então designada Covidsight – venceu a Health Cup, uma competição de capital-semente promovida pela incubadora da UBI. Esse impulso inicial foi determinante para a constituição da start-up em 2021 e para a sua entrada no programa da UBImedical.

Especializada em Inteligência Artificial (IA), a DeepNeuronic desenvolve software avançado capaz de transformar câmaras de videovigilância comuns em sistemas inteligentes de análise em tempo real. A tecnologia compreende o contexto de cada situação e converte fluxos de vídeo em dados operacionais instantâneos, prevenindo incidentes e melhorando a segurança.

Antes da aquisição pela Motorola, concluída este ano, a solução já se encontrava implementada em infraestruturas críticas como aeroportos, pontes, estradas, postos de abastecimento, fábricas e zonas comerciais, servindo clientes em Portugal e no Brasil.

A edição de 2026 dos Entrepreneurship Awards destacou percursos nas áreas do empreendedorismo, tecnologia e internacionalização, num momento em que a Inteligência Artificial assume um papel central na transformação do tecido empresarial. Através de várias categorias, os prémios visam dar visibilidade a quem transforma ideias em soluções com impacto económico e social, valorizando o ecossistema que suporta a criação e o crescimento de empresas em Portugal.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no Técnico Innovation Center, no Saldanha Innovation District, a 27 de outubro.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
  1. Início
  2. Notícias
  3. Vasco Lopes e Bruno Degardin recebem prémio Empreendedor do Ano nos Entrepreneurship Awards 2026
Data da última atualização: 2026-11-03