Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI coordena Multipolar Virtual Science Innovation Park no âmbito do Research-UNITA

UBI coordena Multipolar Virtual Science Innovation Park no âmbito do Research-UNITA

  5 de fevereiro de 2021  

Img:

O projeto Re-UNITA é um novo projeto H2020 dentro da Universidade Europeia UNITA. Vai promover a ciência, a inovação e o empreendedorismo, tendo como ponto de partida a relação entre as academias e o tecido empresarial. A dotação global é de dois milhões de euros.

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai liderar o pacote de tarefas relacionado com a transferência do conhecimento científico para o tecido empresarial das regiões onde se situam as universidades UNITA. Isto acontece depois da aprovação do Re-UNITA, o primeiro projeto candidatado pelas seis academias que compõem o consórcio europeu, que terá a dotação de dois milhões de euros.

À UBI caberá coordenar o Multipolar Virtual Science Innovation Park, com financiamento de 307 mil euros. O trabalho a desenvolver destina-se a dar um contributo para o desenvolvimento das regiões de montanha e transfronteiriças dos territórios onde se encontram sediadas as seis universidades UNITA, mas que são igualmente desafios globais da atualidade.

O projeto vem complementar o projeto UNITA original, de modo a desenvolver uma agenda comum de investigação e inovação em torno de três tópicos: património cultural, energias renováveis e economia circular.

Outras ações incidirão também na mobilidade de cientistas e na atratividade dos territórios da UNITA, bem como na partilha de infraestruturas, no reforço da cooperação com a comunidade envolvente (incluindo cidadãos e sociedade civil), e na transferência de conhecimento e desenvolvimento de práticas de ciência aberta.

O pacote de tarefas que é liderado pela UBI, em concreto, tem como objetivo aprofundar a cooperação entre as academias e o mundo empresarial. Pretende favorecer a criação de empresas baseadas na I&D desenvolvida com a cooperação das universidades, fortalecendo a economia das regiões envolvidas na UNITA.

Estão previstas três ações centradas na criação de uma plataforma cooperativa comum entre os diversos membros, a Multipolar Virtual Science  Innovation Park, que vai contar com o contributo dos gabinetes de inovação (GAPPI) das seis universidades, para servir de ponto de contacto com as empresas para que estas tenham acesso às práticas mais inovadoras.

Noutra vertente, será proporcionada formação aos elementos da indústria e o fortalecimento da consciência da importância do papel dos investigadores para a mudança de mentalidade sobre como os investigadores podem traduzir o seu conhecimento em benefício económico.

Outros programas incluídos no projeto Re-UNITA são o “Empowering”, que trabalhará a formação a empreendedores (em particular dirigido a jovens estudantes de doutoramento, mulheres e minorias), e “Seeding”, que financiará com fundos comunitários spin-offs que envolvam pelo menos duas entidades parceiras da UNITA.

A UNITA é uma parceria entre a UBI, a Universidad de Zaragoza (Espanha), a Université de Pau et des Pays de L’Adour e a Université Savoie Mont Blanc (França), a Università Degli Studi di Torino (Itália) e a Universitatea de Veste din Timisoara (Roménia). Estas academias estão a criar um campus transnacional que funcionará através da mobilidade de estudantes, docentes, investigadores e funcionários.

O consórcio foi selecionado pela União Europeia para integrar o projeto Universidades Europeias e encontra-se a aumentar o nível de atividades, não só ao nível da execução do projeto fundador da UNITA, mas também com este segundo projeto mais dirigido à investigação, o Re-UNITA. O Reitor da UBI participou na última semana em mais uma reunião do Governance Board, para aprofundar o trabalho para os próximos tempos, e foi ainda publicada uma revista que recebe o nome do consórcio, “UNITA – Universitas Montium”, que dá a conhecer as entidades e os principais propósitos desta “Universidade Europeia”.

Partilhar

  •   UBI
Data da última atualização: 2021-02-05
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.