3. UBI coordena projeto europeu R&I LOOP

UBI coordena projeto europeu R&I LOOP

•   17 de março de 2021

O projeto junta a UBI a instituições de Espanha, Itália e Alemanha e pretende fortalecer as inter-relações entre educação, investigação, inovação, ligação à sociedade e sustentabilidade.

Ficheiro com o nome: loop

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai coordenar nos próximos dois anos o projeto Europeu R&I LOOP - Shaping the way Higher Education Institutions do Research and Innovation with and for Society. O projeto foi aprovado no âmbito da ação “KA2: Cooperação para Inovação e troca de boas-práticas, mais especificamente nas Parcerias Estratégicas para a Educação Superior” e pretende alavancar um novo perfil de “universidade cívica”, onde a dimensão regional, a inovação aberta e a inovação social possibilitem a adoção de estratégias, efetivamente, centradas no cidadão.

Fazem parte do R&I LOOP parceiros oriundos de Portugal, Espanha, Itália e Alemanha, respetivamente, UBI, Universidad Politecnica de Madrid, Universita Politecnica delle Marche, Johannes Gutenberg – Universitat Mainz e a consultora INOVA+.

O projeto foi idealizado tendo por base as áreas prioritárias da Agenda da União Europeia para as Instituições de Ensino Superior (IES), que destacam a necessidade de redirecionar os esforços para unir educação, investigação, inovação e interação com a comunidade, requerendo novos perfis “Empreendedores” para o Ensino Superior.

Esta necessidade surgiu devido à constatação de que as IES têm de desenvolver novas capacidades e competências para responderem, de forma antecipada e assertiva, aos desafios societais, em contínua evolução.

Neste sentido, as IES devem desenvolver o seu perfil de “universidades cívicas”, a partir da intensificação das inter-relações com a sociedade, proporcionando oportunidades de inovação aberta e multidirecional entre estudantes, investigadores, empresas, instituições públicas e instituições do terceiro setor.

Este projeto contribui para o fortalecimento dessas inter-relações e para uma maior eficácia dos processos desenvolvidos em diferentes atividades das IES, designadamente, educação, investigação, inovação, ligação à sociedade e sustentabilidade.

A equipa da UBI responsável pelo projeto, que terá a duração de 24 meses, é constituída pelo docente, investigador do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) e diretor da UBIexecutive - Business School, João Leitão (coordenador) e pela investigadora do NECE e gestora da incubadora UBImedical, Dina Pereira.

A reunião de lançamento do R&I LOOP decorreu no dia 5 de março, em formato online, e contou com a presença de Tânia Santo António, representante da Agência Nacional Erasmus+, que irá acompanhar a execução do projeto, além dos parceiros nacionais e internacionais envolvidos.

De acordo com João Leitão, “o consórcio está mobilizado, motivado e empenhado no sucesso deste projeto”, em prol da construção participativa e aberta de um novo perfil de “universidades cívicas”.

Data da última atualização: 2021-03-17