Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Conferência dedicada à narrativa digital

Conferência dedicada à narrativa digital

  • NOTÍCIA
  •   21 de abril de 2021  

O evento é organizado pela Unidade de Investigação LabCom, FAL e Doutoramento em Media Artes.

Ficheiro com o nome: StoryBits

 

Narrativa digital é o tema em destaque nos próximos três dias, na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI). A conferência <StoryBits> é organizada pela Unidade de Investigação LabCom, FAL e Doutoramento em Media Artes e começa esta quarta-feira, dia 21 de abril, prolongando-se até dia 23.

Esta edição, que tem início às 14h00, com a Mesa de Abertura, atualiza e alarga o enfoque de anteriores eventos consagrados aos novos formatos digitais de documentário, organizados pela UBI entre 2016 e 2018.  

Passa agora a dedicar-se, de modo transversal, à narrativa digital, para incluir formatos de ficção e de não-ficção, de natureza interativa ou performativa. O objetivo é a promoção de conhecimento teórico e científico sobre estas novas expressões narratológicas, contribuindo para a partilha de experiências entre investigadores e profissionais.

O evento busca ainda promover a discussão sobre formatos e modalidades de representação e narração emergentes nos media digitais, que aplicam as lógicas e princípios do digital e espelham novos processos de mediação e remediação.

“O <StoryBits> assenta num conjunto muito heterogêneo de obras, que pode compreender géneros tão diversos como o documentário interativo, a ficção hipertextual, o cinema interativo, os videojogos narrativos, a realidade virtual ou a realidade aumentada”, explica o investigador Francisco Merino, organizador da conferência juntamente com os docentes da UBI Manuela Penafria e Luís Frias.

A submissão de trabalhos registou uma grande adesão internacional por parte de investigadores e académicos de Portugal, Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e vários outros países, contribuindo para um programa diverso e representativo da dinâmica atual da investigação e projeto nas áreas de expressão das narrativas digitais.

Além de aumentar o diálogo entre académicos e profissionais a fim de contribuir para uma maior visibilidade da produção artística e cultural na área das narrativas digitais, o <StoryBits> quer reforçar os vínculos entre a teoria e a prática, favorecendo metodologias e práticas de investigação centradas em projetos. “Encaramos esta primeira edição como uma etapa imprescindível no estabelecimento de grupos e projetos de investigação na área das narrativas digitais”, afirma Merino.

Mais informação
Conferência <storybits> 
Programa detalhado 

Data da última atualização: 2021-04-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.