3. Projeto estuda aplicação no Qatar de tecnologia desenvolvida na UBI

Projeto estuda aplicação no Qatar de tecnologia desenvolvida na UBI

•   22 de abril de 2021

O eCO2CRETE tem liderança científica de João Castro Gomes e visa encorajar mudanças na indústria da construção para adoção de soluções inovadoras de captura e utilização de carbono para produzir materiais sustentáveis, obtidos com resíduos e CO2.

Ficheiro com o nome: eCO2CRETE

A Universidade da Beira Interior (UBI) está envolvida num projeto de investigação que pretende aplicar uma tecnologia desenvolvida na Faculdade de Engenharia, na indústria da construção do Qatar.

João Castro Gomes, docente e investigador do Departamento de Arquitetura e Engenharia Civil (DECA) é o líder científico do "eCO2CRETE Environment-friendly concrete for the capture of CO2 in the built environment”, que tem como objetivo geral encorajar mudanças na indústria da construção para adoção de soluções inovadoras de captura e utilização de carbono para produzir materiais sustentáveis, obtidos com resíduos e CO2. Participam ainda neste projeto vários estudantes de Doutoramento em Engenharia Civil da UBI.

O projeto será financiado pelo Qatar National Research Fund num valor total de 700.000,00 dólares, com um financiamento para a UBI e para o C-MADE (Centro de Materiais e Tecnologias Construtivas) no valor de 194.000 dólares. É ainda cofinanciado e apoiado pelo Ministry of Municipality and Environment of Qatar, pela Qatar Shell Research & Technology Centre, pela Readymix Qatar, pela SMEET Precast, pela Qatar Paving Stones, e ainda pela VALMAB - Portugal.

No âmbito do projeto, a tecnologia DARKCO2 desenvolvida na UBI será aplicada à escala industrial no Qatar, em colaboração com a indústria local, para produzir betão “eCO2CRETE” obtido com resíduos carbonatados, com a capacidade de capturar mais CO2 do ambiente circundante, durante a sua vida útil.

O Qatar tem a terceira maior reserva de gás natural e é o maior emissor de CO2 per capita do mundo. A implementação desta tecnologia no âmbito da infraestrutura, em rápido desenvolvimento no Qatar, irá compensar significativamente as elevadas emissões de carbono resultantes da produção de gás, através da sua captura e utilização em produtos de construção.

“Se este projeto for bem-sucedido, terá um benefício significativo no Qatar, permitindo a valorização e a redução das emissões de CO2, ao mesmo tempo que produz produtos de construção de valor acrescentado, reutilizando resíduos e subprodutos e, com isso, contribuindo para a economia circular em vários setores industriais, bem como a proteção do ambiente”, explica João Castro Gomes.

Os subprodutos, disponíveis localmente no Qatar, incluem escória de alto forno, resíduos sólidos urbanos incinerados, carbono residual (gás e lamas de instalações de conversão de gás natural em combustíveis líquidos) CO2 comercial, agregado reciclado, águas residuais de estações de tratamento de esgotos e água do mar.

O envolvimento de João Castro Gomes vem na sequência do trabalho que o docente da UBI tem desenvolvido neste campo. É coordenador do C-MADE - Centro de Materiais e Tecnologias Construtivas, Unidade de I&D financiada pela FCT, onde é desenvolvida investigação em materiais de construção amigos do ambiente, sem utilização de água, e absorventes de CO2, para valorizar o CO2 e mitigar os efeitos das alterações climáticas. A unidade de I&D é reconhecida na Europa como precursora na investigação para a valorização de resíduos e materiais de subprodutos acumulados em aterros, particularmente resíduos mineiros.

No Qatar, em Doha, o projeto será coordenado pelo Dr. Mohammed ben Said Al-Kuawri, diretor do Instituto de Estudos Ambientais e Municipais do Ministério do Ambiente e Municípios do Qatar, e o Dr. Khaled Hassan, responsável pela empresa IRD (Infrastructure Research & Development) sediada no Qatar Science and Technology Park.

Data da última atualização: 2021-04-22