Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Faculdade de Ciências cria concursos dirigidos às escolas da Beira Interior

Faculdade de Ciências cria concursos dirigidos às escolas da Beira Interior

  • NOTÍCIA
  •   04 de junho de 2021  

As duas iniciativas serão promovidas anualmente e pretendem incentivar o gosto pela Matemática, Física e Química.

Ficheiro com o nome: banner info 590 325

 

A Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior (FC-UBI) criou dois concursos anuais que visam promover o gosto e a atração pelas Ciências Fundamentais, em especial pela Matemática, Física e Química, entre os alunos de todas as escolas do ensino básico e secundário da região da Beira Interior. Designados “Como eu vejo a Ciência” e “Projeto Ciência” terão candidaturas abertas até 31 de julho de cada ano.

Serão premiados os três primeiros lugares e, este ano, a cerimónia de entrega de prémios realiza-se no final do VII Ciclo de Conferências da Faculdade de Ciências, no dia 25 de setembro de 2021.

“Como eu vejo a Ciência” é dirigido a todos os estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os trabalhos a apresentar devem conter um desenho original representativo de como os estudantes desse nível de Ensino Básico veem a Ciência, em especial a Matemática, Física e/ou Química. São especialmente bem-vindos desenhos em que são retratados mais do que uma das subáreas destas ciências.

Quanto ao Concurso “Projeto Ciência”, tem como destinatários os alunos do Ensino Secundário. Os trabalhos a apresentar devem ser um projeto inovador e original no âmbito das mesmas ciências, sendo também bem-vindos projetos multidisciplinares, envolvendo mais do que uma das subáreas da ciência anteriormente referidas.

O projeto deverá ter uma proposta de trabalho científico, desenhado para ser desenvolvido nas instalações e laboratórios da Faculdade de Ciências, em que deverá ser claramente descrita a natureza do problema a ser investigado, sua importância e interesse no Mundo atual e os desafios que se colocam, e como a metodologia proposta poderá resolver o problema.

Em ambos os concursos os trabalhos podem ser apresentados individualmente, ou em grupos de três a quatro estudantes, podendo cada um destes participar apenas num único projeto. Cada candidatura tem, obrigatoriamente, um professor responsável, podendo este responsabilizar-se por mais do que um projeto.

Mais informação
Regulamento “Como eu vejo a Ciência”
Regulamento “Projeto Ciência”

Data da última atualização: 2021-06-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.