3. Faculdade de Ciências cria concursos dirigidos às escolas da Beira Interior

Faculdade de Ciências cria concursos dirigidos às escolas da Beira Interior

•   04 de junho de 2021

As duas iniciativas serão promovidas anualmente e pretendem incentivar o gosto pela Matemática, Física e Química.

Ficheiro com o nome: banner info 590 325

A Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior (FC-UBI) criou dois concursos anuais que visam promover o gosto e a atração pelas Ciências Fundamentais, em especial pela Matemática, Física e Química, entre os alunos de todas as escolas do ensino básico e secundário da região da Beira Interior. Designados “Como eu vejo a Ciência” e “Projeto Ciência” terão candidaturas abertas até 31 de julho de cada ano.

Serão premiados os três primeiros lugares e, este ano, a cerimónia de entrega de prémios realiza-se no final do VII Ciclo de Conferências da Faculdade de Ciências, no dia 25 de setembro de 2021.

“Como eu vejo a Ciência” é dirigido a todos os estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os trabalhos a apresentar devem conter um desenho original representativo de como os estudantes desse nível de Ensino Básico veem a Ciência, em especial a Matemática, Física e/ou Química. São especialmente bem-vindos desenhos em que são retratados mais do que uma das subáreas destas ciências.

Quanto ao Concurso “Projeto Ciência”, tem como destinatários os alunos do Ensino Secundário. Os trabalhos a apresentar devem ser um projeto inovador e original no âmbito das mesmas ciências, sendo também bem-vindos projetos multidisciplinares, envolvendo mais do que uma das subáreas da ciência anteriormente referidas.

O projeto deverá ter uma proposta de trabalho científico, desenhado para ser desenvolvido nas instalações e laboratórios da Faculdade de Ciências, em que deverá ser claramente descrita a natureza do problema a ser investigado, sua importância e interesse no Mundo atual e os desafios que se colocam, e como a metodologia proposta poderá resolver o problema.

Em ambos os concursos os trabalhos podem ser apresentados individualmente, ou em grupos de três a quatro estudantes, podendo cada um destes participar apenas num único projeto. Cada candidatura tem, obrigatoriamente, um professor responsável, podendo este responsabilizar-se por mais do que um projeto.

Regulamento “Como eu vejo a Ciência”
Regulamento “Projeto Ciência”

Data da última atualização: 2021-06-04