3. Doutoramento em Matemática e Aplicações com acreditação máxima

Doutoramento em Matemática e Aplicações com acreditação máxima

•   30 de julho de 2021

A A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior validou o curso da Faculdade de Ciências por seis anos.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

A qualidade do curso de 3.º Ciclo em Matemática e Aplicações da Universidade da Beira Interior (UBI) voltou a ser reconhecida pela A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, que validou o funcionamento por seis anos, o período máximo que a lei permite. Este doutoramento da Faculdade de Ciências (FC) abre portas aos diplomados na progressão em carreiras académicas e prepara-os para realizarem investigação de excelência em laboratórios ou empresas.

“Foi com satisfação que vimos o 3.º Ciclo em Matemática e Aplicações acreditado pelo período máximo de seis anos”, refere César Silva. Para o diretor do Curso, “a avaliação muito positiva expressa no relatório da A3ES é um reconhecimento da existência no Departamento de Matemática de um corpo docente ativo cientificamente, com experiência na orientação, com boas ligações internacionais e que tem cultivado um ambiente de proximidade entre orientadores e orientandos”.

A comprovar a excelência científica e pedagógica deste doutoramento está a capacidade de atrair alunos de várias proveniências e a proximidade referida por César Silva tem sido a chave do sucesso verificada: “Sem este ambiente de proximidade seria muito difícil atender às necessidades específicas de alunos com proveniências e preparações tão diversas como os que frequentam o ciclo de estudos”.

Estre os aspetos mais destacados pela comissão de avaliação externa no relatório final e durante a visita A3ES está a existência na Faculdade de Ciências do Centro de Matemática e Aplicações (CMA-UBI), uma unidade de investigação classificada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, na última avaliação, com Muito Bom.

“O CMA-UBI constitui uma peça incontornável na promoção da investigação e do ensino de Matemática na UBI e por isso é fundamental uma permanente articulação entre o 3.º Ciclo e esta unidade de investigação”, considera César Silva, que salienta outra nota positiva manifestada pelos avaliadores: “É muito importante o esforço que tem vindo a ser feito no Departamento de Matemática, nos últimos anos, para aumentar a oferta formativa, particularmente com a criação do 1.º Ciclo em Matemática e Aplicações, que está a completar o seu segundo ano de funcionamento, e com a proposta de um 2.º ciclo em Matemática e Aplicações que se encontra em preparação”.

O Doutoramento em Matemática e Aplicações faz parte do conjunto de cursos de 3.º Ciclo cujas candidaturas estão disponíveis a partir de dia 2 de agosto (segunda-feira) e até 3 de setembro, através da plataforma online dos Serviços Académicos da UBI.

3º Ciclo em Matemática e Aplicações
Candidaturas 3º Ciclo - 2021/22