Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Museu de Lanifícios recebe Menção Honrosa em “Comunicação Online”

Museu de Lanifícios recebe Menção Honrosa em “Comunicação Online”

  12 de novembro de 2021  

Img:

A distinção reconhece a mais-valia do projeto “Comemoração do Centenário da Empresa Transformadora de Lãs, Lda. (1920-2020)”.

O Museu de Lanifícios (MUSLAN) da Universidade da Beira Interior recebeu uma Menção Honrosa na categoria «Comunicação Online», pelo projeto “Comemoração do Centenário da Empresa Transformadora de Lãs, Lda. (1920-2020)”. A distinção foi atribuída pela Associação Portuguesa de Museologia e anunciada durante uma cerimónia realizada no Museu de Marinha, em Lisboa, onde foram apresentados cerca de 32 prémios relativos ao ano de 2020, atribuídos a museus, projetos, boas práticas, profissionais e diversas atividades desenvolvidas no sector da museologia.

O projeto premiado foi realizado pelo MUSLAN a partir de julho de 2020 e evocou uma dupla comemoração: os 100 anos da fundação da “Empresa Transformadora de Lãs, Lda.”, uma empresa de lanifícios emblemática na cidade da Covilhã e na Beira Interior e, em colaboração com a Presidência da Faculdade de Engenharia da UBI, os 20 anos de instalação desta faculdade no antigo edifício fabril. A iniciativa visou divulgar junto da comunidade os 100 anos da fundação da ETL; estimular as memórias fabris com a recolha de testemunhos orais; promover a participação dos cidadãos no desenvolvimento da história e identidade locais; promover uma maior proximidade entre o Museu e as comunidades local e académica; e contribuir para a salvaguarda de bens culturais.

A narrativa comemorativa online, através das redes sociais Facebook e Instagram, do Youtube e da página WEB do Museu de Lanifícios, abarcou um total de 63 publicações, entre textos, imagens e vídeos, de que se destacam “As memórias fabris da Empresa Transformadora de Lãs, Lda. (1920-2020)”, e os 20 anos da Faculdade de Engenharia no antigo e recuperado edifício industrial.

O Museu de Lanifícios refere partilhar esta distinção “com a comunidade de antigos trabalhadores da referida empresa e a comunidade académica da Faculdade de Engenharia, que participaram e se empenharam na realização deste projeto”.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-11-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.