Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Museu de Lanifícios recebe Menção Honrosa em “Comunicação Online”

Museu de Lanifícios recebe Menção Honrosa em “Comunicação Online”

  • NOTÍCIA
  •   12 de novembro de 2021  

A distinção reconhece a mais-valia do projeto “Comemoração do Centenário da Empresa Transformadora de Lãs, Lda. (1920-2020)”.

Ficheiro com o nome: premio-museu

 

O Museu de Lanifícios (MUSLAN) da Universidade da Beira Interior recebeu uma Menção Honrosa na categoria «Comunicação Online», pelo projeto “Comemoração do Centenário da Empresa Transformadora de Lãs, Lda. (1920-2020)”. A distinção foi atribuída pela Associação Portuguesa de Museologia e anunciada durante uma cerimónia realizada no Museu de Marinha, em Lisboa, onde foram apresentados cerca de 32 prémios relativos ao ano de 2020, atribuídos a museus, projetos, boas práticas, profissionais e diversas atividades desenvolvidas no sector da museologia.

O projeto premiado foi realizado pelo MUSLAN a partir de julho de 2020 e evocou uma dupla comemoração: os 100 anos da fundação da “Empresa Transformadora de Lãs, Lda.”, uma empresa de lanifícios emblemática na cidade da Covilhã e na Beira Interior e, em colaboração com a Presidência da Faculdade de Engenharia da UBI, os 20 anos de instalação desta faculdade no antigo edifício fabril. A iniciativa visou divulgar junto da comunidade os 100 anos da fundação da ETL; estimular as memórias fabris com a recolha de testemunhos orais; promover a participação dos cidadãos no desenvolvimento da história e identidade locais; promover uma maior proximidade entre o Museu e as comunidades local e académica; e contribuir para a salvaguarda de bens culturais.

A narrativa comemorativa online, através das redes sociais Facebook e Instagram, do Youtube e da página WEB do Museu de Lanifícios, abarcou um total de 63 publicações, entre textos, imagens e vídeos, de que se destacam “As memórias fabris da Empresa Transformadora de Lãs, Lda. (1920-2020)”, e os 20 anos da Faculdade de Engenharia no antigo e recuperado edifício industrial.

O Museu de Lanifícios refere partilhar esta distinção “com a comunidade de antigos trabalhadores da referida empresa e a comunidade académica da Faculdade de Engenharia, que participaram e se empenharam na realização deste projeto”.

Data da última atualização: 2021-11-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.