3. Estudante chinês da UBI vence concurso de vídeos em Macau

Estudante chinês da UBI vence concurso de vídeos em Macau

•   20 de dezembro de 2021

Leilei Chen, estudante de Mestrado em Estudos Lusófonos, conquistou o Concurso de Criação de Vídeos Promocionais sobre os Países de Língua Portuguesa com um trabalho sobre Portugal.

Ficheiro com o nome: leleichines

Um estudante do 2.º Ciclo/Mestrado em Estudos Lusófonos da Universidade da Beira Interior (UBI) ganhou o Concurso de Criação de Vídeos Promocionais sobre os Países de Língua Portuguesa, promovido em Macau.

Leilei Chen escolheu a promoção de Portugal, tendo tido o apoio dos docentes dos Departamento de Letras da Faculdade de Artes e Letras, Cristina Vieira, que contribuiu com ideias para o trabalho, e André Costa, que fez a locução.

O vídeo, de aproximadamente cinco minutos, inclui imagens de cidades como Porto, Lisboa, Coimbra, Viana do Castelo e Covilhã. A sequência das imagens foi da responsabilidade do aluno natural da China e permitiu-lhe conhecer melhor o país.

O concurso foi organizado pelo Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Social entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), em conjunto com o Instituto Politécnico de Macau, e esteve inserido na “13ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, utilizando a língua como elemento de ligação”.

A competição esteve aberta a todos os estudantes de Ensino Superior da China, dos Países de Língua Portuguesa e de Macau e centrou-se na promoção da cultura, tradições, costumes e história dos Países de Língua Portuguesa na China e em todo mundo.

A entrega do prémio teve lugar em novembro, na presença de embaixadores da CPLP e de alguns diretores de agências de viagens, entre outras personalidades.

Leilei Chen apresentou na UBI a dissertação “Fonética na aula de Português Língua Estrangeira: Comparação entre o contexto de aprendizagem Chinês e Português”, que teve orientação da docente Ana Rita Carrilho.

Data da última atualização: 2021-12-20