3. Estudante chinês da UBI vence concurso de vídeos em Macau

Estudante chinês da UBI vence concurso de vídeos em Macau

20 de dezembro de 2021

Leilei Chen, estudante de Mestrado em Estudos Lusófonos, conquistou o Concurso de Criação de Vídeos Promocionais sobre os Países de Língua Portuguesa com um trabalho sobre Portugal.

Um estudante do 2.º Ciclo/Mestrado em Estudos Lusófonos da Universidade da Beira Interior (UBI) ganhou o Concurso de Criação de Vídeos Promocionais sobre os Países de Língua Portuguesa, promovido em Macau.

Leilei Chen escolheu a promoção de Portugal, tendo tido o apoio dos docentes dos Departamento de Letras da Faculdade de Artes e Letras, Cristina Vieira, que contribuiu com ideias para o trabalho, e André Costa, que fez a locução.

O vídeo, de aproximadamente cinco minutos, inclui imagens de cidades como Porto, Lisboa, Coimbra, Viana do Castelo e Covilhã. A sequência das imagens foi da responsabilidade do aluno natural da China e permitiu-lhe conhecer melhor o país.

O concurso foi organizado pelo Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Social entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), em conjunto com o Instituto Politécnico de Macau, e esteve inserido na “13ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, utilizando a língua como elemento de ligação”.

A competição esteve aberta a todos os estudantes de Ensino Superior da China, dos Países de Língua Portuguesa e de Macau e centrou-se na promoção da cultura, tradições, costumes e história dos Países de Língua Portuguesa na China e em todo mundo.

A entrega do prémio teve lugar em novembro, na presença de embaixadores da CPLP e de alguns diretores de agências de viagens, entre outras personalidades.

Leilei Chen apresentou na UBI a dissertação “Fonética na aula de Português Língua Estrangeira: Comparação entre o contexto de aprendizagem Chinês e Português”, que teve orientação da docente Ana Rita Carrilho.

Data da última atualização: 2021-12-20