3. Investigadores da UBI premiados no Concurso S4Agro

Investigadores da UBI premiados no Concurso S4Agro

•   14 de março de 2023

A criação de um Sistema Autónomo para a Monitorização de Insetos e de uma Embalagem Biodegradável para Snacks foram duas das ideias vencedoras.

Ficheiro com o nome: S4agro23_01

João Pedro Faria e Martim Lima de Aguiar, investigadores do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior (UBI), desenvolveram dois dos projetos vencedores do concurso inserido no Congresso Internacional S4Agro. O concurso consistiu em dar resposta a desafios lançados por empresas do setor agroalimentar.

Diminuir a quantidade de pesticida aplicado, aumentando, em simultâneo, a eficácia do processo enquanto se promove a sustentabilidade ambiental foi o ponto de partida do projeto de João Pedro Faria que, desafiado pela empresa Space Value Unipessoal, desenvolveu um Sistema Autónomo para a Monitorização de Insetos.

A solução, que constitui um método de baixo custo, passa pela observação computacional e algoritmos de inteligência artificial que conseguem determinar o momento e a dosagem ideal de pesticida a ser utilizado em determinada área. Após a observação, os dados são processados e a informação sobre espécies e quantidades de insetos presentes nas respetivas coordenadas GPS é enviada via uma tecnologia de comunicação sem fios de baixa potência - LoRa.

Para a criação de uma Embalagem Biodegradável para Snacks, desafio lançado pela empresa Soresa, Martim Lima de Aguiar explorou as características da casca de laranja. Rica em amido, celulose e pectina, particularidades que a tornam num ótimo agente aglutinante, a casca de laranja contém também limoneno, um agente natural que inibe o desenvolvimento de micróbios, fungos e vírus. Com base nestes atributos, o investigador desenvolveu uma embalagem biodegradável e compostável, através de um processo simples e económico, que utiliza a casca de laranja para aglutinar subprodutos da exploração do amendoal, olival ou souto.

Os prémios, no valor de 2.500 € por equipa (20 mil euros no total), foram entregues na cerimónia do congresso, que teve lugar no Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco, nos dias 2 e 3 de março.

O Congresso Internacional S4Agro é o primeiro congresso dedicado ao debate das boas práticas, sustentabilidade e inovação no setor agroindustrial e o concurso nele inserido pretende dar resposta a desafios lançados por empresas reais deste ramo, tendo sempre em vista o desenvolvimento de soluções que permitam melhorar a sustentabilidade, produtividade e eficiência das PMEs do setor.

Financiado pelo COMPETE2020 e pelo Portugal2020 em cerca de um milhão de euros, o projeto S4Agro é constituído pelo consórcio liderado pela UBI, do qual faz parte também o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a Universidade de Évora (UÉ) e a InovCluster — Associação do “Cluster” Agroindustrial do Centro.

Data da última atualização: 2023-03-14