3. UBI assina memorando para a criação de bolsas dedicadas ao termalismo

UBI assina memorando para a criação de bolsas dedicadas ao termalismo

•   10 de maio de 2023

O programa destina-se a contribuir para o desenvolvimento do sector, seus produtos e serviços.

Ficheiro com o nome: nest

A Universidade da Beira Interior (UBI), o NEST – Centro de Inovação do Turismo e a Associação das Termas de Portugal criaram um programa de Bolsas de Investigação para potenciar o sector do termalismo e promover o desenvolvimento de novos produtos e modelos de serviço.

O NEST será responsável pelo financiamento das bolsas que deverão contribuir e apoiar o desenvolvimento em turismo de saúde e bem-estar e favorecer novas práticas e soluções para o termalismo, fomentando a valorização do território e dos seus recursos turísticos.

A investigação contemplará as áreas do Marketing e Comunicação, Desenvolvimento de Produtos, Serviços ou Modelos de Negócio e Eficiência Energética em Edifícios Termais, podendo ser ajustadas às necessidades do sector e acordadas em conjunto no momento da abertura dos concursos para a seleção dos candidatos.

O Memorando de Entendimento foi um dos pontos da conferência “Inovação e Desenvolvimento de Produtos em Turismo de Saúde”, que teve lugar na UBI, a 5 de maio, com organização do NEST.

Antes da cerimónia de assinatura, Sílvia Socorro, Vice-Reitora da UBI para a Investigação, destacou os méritos deste acordo e anteviu que será um sucesso: “Trata-se de um instrumento que irá aproximar a investigação da economia, num contexto ainda mais direcionado para os interesses e necessidades específicos dos nossos atores locais e da nossa população. Estou absolutamente convicta de que estas bolsas vão ser um sucesso, pela investigação de reconhecida qualidade da UBI, nomeadamente nas áreas aqui focadas”.

Além de cumprir com a missão da Universidade, de contribuir para o desenvolvimento do território, Sílvia Socorro destacou que este programa também está alinhado com as políticas de investigação científica a nível nacional, na vertente de criação de bolsas em ambiente não académico.

O NEST – Centro de Inovação do Turismo financia bolsas pela primeira vez, e escolhe a UBI pela capacidade da academia na área do termalismo, justifica Roberto Antunes, Diretor Executivo desta associação sem fins lucrativos, nascida de uma parceria público-privada. “Este programa é concretizado em conjunto com a UBI porque estamos no território do Centro, que tem a maioria destes ativos – as termas –, e porque é quem tem mais conhecimento a nível nacional sobre esta matéria”, destacou.

Além de Sílvia Socorro e Roberto Antunes, a assinatura do Memorando contou com Victor Leal, presidente da direção da Associação Termas de Portugal.