3. Investigadores da UBI participam em estudo que valoriza águas termais do Centro

Investigadores da UBI participam em estudo que valoriza águas termais do Centro

•   08 de janeiro de 2020

O trabalho conclui que as estâncias termais têm potencial para tratamento de doenças da pele.

Ficheiro com o nome: Termas

Um conjunto de investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI) fez parte da equipa que realizou um estudo que dá conta da mais-valia das águas termais da região Centro para tratamentos dermatológicos.

A investigação designada “Chemical Signature and Antimicrobial Activity of Central Portuguese Natural Mineral Waters Against Selected Skin Pathogens” abrangeu 16 estâncias termais da rede Termas Centro e analisou os efeitos das águas face às principais bactérias e fungos que afetam a pele. A investigação revelou potencial para o tratamento de acne, dermatites ou psoríase.

Ana Palmeira de Oliveira, coordenadora da investigação na UBI, citada pela Agência Lusa, destaca o carácter pioneiro do estudo: “As indicações terapêuticas das águas minerais portuguesas têm incidido preferencialmente nos sistemas respiratório, reumático e musculoesquelético, existindo, até agora, poucas evidências científicas da eficácia destas águas nos problemas dermatológicos - uma lacuna a que este estudo veio responder”.

O trabalho abre a porta a possíveis aplicações das águas termais, podendo resultar no desenvolvimento de novos produtos da área da cosmética ou dispositivos médicos.

O estudo, realizado em conjunto com a Universidade de Coimbra e apoiado pela rede Termas Centro, foi publicado na revista científica “Environmental Geochemistry and Health”, órgão oficial da Sociedade Internacional de Geoquímica e Saúde Ambiental, que tem como autores vários investigadores da UBI.

•   UBI
Data da última atualização: 2020-01-08