3. Acreditação máxima para o Mestrado em Branding e Design de Moda

Acreditação máxima para o Mestrado em Branding e Design de Moda

•   15 de maio de 2023

O número significativo de alunos estrangeiros matriculados e a participação na Rede Internacional de Investigadores de Cultura, relevante para o curso, são dois dos aspetos positivos referidos durante a avaliação.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

O Mestrado em Branding e Design de Moda, ministrado pela Faculdade de Artes e Letras (FAL) da Universidade da Beira Interior (UBI), em associação com a Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia (IADE), recebeu acreditação por seis anos, o período máximo legalmente permitido.

Com um corpo docente próprio, ligado de forma estável à instituição e academicamente qualificado, a Comissão de Avaliação Externa (CAE) da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior dá destaque à quantidade de docentes doutorados, 13 em 14, dos quais 11 são especializados na área fundamental do Ciclo de Estudos (CE).

Integrado em Centros de Investigação relevantes, na sua maioria com classificação de Muito Bom pela FCT – Fundação para a Ciências e a Tecnologia, a CAE ressalva que o corpo docente do CE apresenta um número interessante de publicações científicas, nacionais e internacionais, dentro do tema Design de Moda.

Em relação a atividades científicas, tecnológicas e artísticas, envolvendo docentes e estudantes do Mestrado, o relatório da Comissão destaca a frequente participação dos alunos em desfiles e concursos de Design de Moda, bem como dos docentes do curso enquanto elementos de júri em concursos da área e em funções executivas e consultivas em projetos destinados ao desenvolvimento da região.

O mestrado, que nos últimos anos viu o número de vagas a aumentar de 25 para 38, é composto por 39,9% de estudantes internacionais, facto que o relatório refere também como mais-valia pelo multiculturalismo e diversidade de perfis de alunos, por norma, “mais velhos, com experiência no mercado de trabalho e com formações anteriores variadas e multidisciplinares”.

Com uma ampla oferta de infraestruturas disponíveis para os alunos nas duas instituições (UBI e IADE), nomeadamente ateliers, laboratórios, bibliotecas, estúdios e uma agência escola, o CE pretende satisfazer uma área de atividade profissional, relacionando o design de moda com o branding, numa estratégia de ensino multidisciplinar que envolve áreas científicas de design de moda, marketing e branding, ciência e tecnologias têxteis e ciências sociais e humanas.

O mestre em Branding e Design termina a formação com capacidade para interpretar tendências do mercado e dos comportamentos do consumidor, bem como para construir estratégias para a gestão emocional das marcas de moda, estando, desta forma, preparado para criar e gerir marcas de moda, realizar produções de moda, elaborar coleções, trabalhar em sourcing de produtos ou prosseguir para uma carreira de docência e investigação na área, através do ingresso no 3º ciclo de estudos.

O Mestrado em Branding e Design de Moda tem, nesta altura, candidaturas abertas que terminam a 16 de junho.

Candidatura
2.º ciclo Branding e Design de Moda