3. “TRain4Brain” vence Prémio de Boas Práticas na Região Centro

“TRain4Brain” vence Prémio de Boas Práticas na Região Centro

•   13 de dezembro de 2023

A distinção do projeto dirigido a idosos da Covilhã foi atribuída pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Ficheiro com o nome: train4brain CCDR

O “TRain4Brain”, desenvolvido pela Universidade da Beira Interior (UBI) e dirigido a uma centena de idosos da Covilhã, é um dos vencedores do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro. O projeto venceu a categoria “Conhecimento+”, na iniciativa promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), em colaboração com os consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture.

Promovido pelos departamentos de Ciências do Desporto, Psicologia e Educação e de Ciências Médicas, o trabalho abrange a análise do impacto do treino multicomponente em parâmetros cognitivos, físicos e bioquímicos, supervisionados e individualizados para indivíduos com diagnóstico de demência leve a residir em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) do concelho da Covilhã.

O “TRain4Brain” é uma das várias ligações da UBI à comunidade, neste particular para dar resposta a uma necessidade urgente da sub-região da Cova da Beira.

Através da realização de iniciativas comunitárias gratuitas, destina-se a combater o declínio cognitivo e funcional em indivíduos com demência leve, contemplando atividades de avaliação física, cognitiva e de parâmetros bioquímicos antes e após os programas de treino. Os exercícios seguem uma prescrição individualizada no que diz respeito ao volume e à intensidade do exercício.

A mais-valia do projeto, coordenado pelo docente do Departamento de Ciências do Desporto da UBI Mário Marques, valeu-lhe a seleção para o Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT 2023), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) para financiamento na área de investigação com intervenção comunitária.

Conquista agora o Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, que visa reconhecer e destacar iniciativas inspiradoras, que promovam um envelhecimento ativo, saudável e integrado.

A edição deste ano, a sexta, avaliou 11 finalistas, selecionados entre 117 candidaturas. A apresentação dos projetos apurados decorreu em Coimbra, no dia 12 de dezembro, no 10.º Congresso em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, ocasião em que foram revelados os quatro vencedores.

Além do Train4Brain foram atribuídos prémios a “NeuroCEDE – Centro Especializado em Demências e Envelhecimento”, da Associação de Promoção Social Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres, “Apoio a Artesãos Mais Velhos”, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, pela Associação Fermenta e pela Cooperativa Aproximar e “Programa de Teleassistência e Monitorização eGuard”, apresentado pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana da Guarda.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Data da última atualização: 2023-12-13