3. 50 anos do 25 de Abril com programa na UBI

50 anos do 25 de Abril com programa na UBI

•   16 de abril de 2024

As iniciativas encontram-se a decorrer e prolongam-se até ao próximo ano.

Ficheiro com o nome: cravo

A Universidade da Beira Interior (UBI) promove, entre abril de 2024 e abril de 2025, um vasto programa de iniciativas comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril. Liberdade, democracia e participação são os temas que alinham todas as atividades desenvolvidas no âmbito das comemorações do meio século da designada “Revolução dos Cravos”. Desenvolvidas por diferentes unidades e centros de investigação da UBI, as atividades juntam exposições, mesas-redondas, oficinas, cinema, edição de livros, música e poesia.

Com organização do Museu de Lanifícios (MUSLAN), está prevista para o mês de abril a “Oficina de Cravos em Crochê: Wool é Cool” (dia 20), o “Cineclube CISMA”, com exibição de um filme a 22 de abril, e dois dias de entrada gratuita no Museu: a 25 de abril, sob a iniciativa “Visita e traz outro amigo também!”, e a 30 de abril com o mote “Os fios do passado a tecer o futuro”.

Exposições, seminários e mesas redondas compõe o programa de iniciativas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), que inicia as comemorações com o Seminário “Political perspectives on the Portuguese revolution” (24 de abril), e a atuação “As tunas a interpretar abril”, no mesmo dia.

“Um 25 de abril em imagens” é a exposição de publicidade que se inicia a 25 de abril, e “O 25 de Abril e o Estado Social” fecha o mês com uma mesa-redonda.

Ao longo do próximo ano, a FCSH tem ainda previstas mais seis iniciativas: a mesa-redonda “Sociologia, Género e Moda” (junho); “Natália Correia: Debater a profundidade sociológica da(s) sua(s) reflexão (ões)” (25 de setembro); a apresentação pública de resultados do Projeto FCT “Abril Mater – parto e maternidade antes e depois do 25 de abril”; a leitura de textos referentes ao 25 de Abril (5 de novembro); e a mesa-redonda “Educação e Democracia” (20 de novembro).

A Faculdade de Artes e Letras (FAL) participa também nas celebrações, com a atribuição do tema à edição deste ano da “Fashion Revolutions” (20 a 23 de abril). “Abril nas Ciências” é também uma iniciativa da FAL, um ciclo de mesas-redondas com temáticas como a literatura, o jornalismo e a filosofia, entre outros, a decorrer em datas a definir entre este ano e o próximo.

Com organização da Biblioteca da UBI, estão também previstas uma série de exposições entre abril deste ano e maio do próximo. “Primaveras Estudantis – Da crise de 1962 ao 25 de abril” é a primeira (de 23 de abril a 14 de junho). Segue-se “25 de abril: A Democracia no Cartaz” (abril a junho), e “Tempos de Mudança: Cartazes (de) Partidos” (de maio a julho). De outubro a dezembro a Biblioteca recebe “As primeiras horas em Liberdade registadas pelo Jornal do Fundão”, uma temática que se estende no primeiro trimestre de 2025, com a exposição “Lápis azul no Jornal do Fundão”. O ano de 2025 continua com “O grito pela liberdade de imprensa” (março a maio), “O Legado de um Cravo” (abril) e “O 25 de abril na perspetiva da comunidade ubiana”. Em abril de 2025, ainda dentro das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Biblioteca da UBI acolhe o encerramento da exposição itinerante do Jornal do Fundão.

A programação na UBI envolve ainda a exposição “25 de abril entre Portugal e Itália”, do Gabinete de Internacionalização e Cooperação (GIC) (novembro de 2024 a abril de 2025), o ciclo de cinema “Filmes da Nossa Liberdade”, uma organização da FAL com o GIC (janeiro e fevereiro de 2025), o lançamento do livro “O 25 de Abril na perspetiva da comunidade ubiana”, organizado pela FAL e Biblioteca da UBI (abril de 2025), e a mesa-redonda “25 de abril e os CPLP” (22 de abril de 2025), do GIC.

Ainda sem data definida, está também prevista a realização do concerto “A Cantiga é uma Arma”, uma iniciativa da Vice-Reitoria para a Internacionalização e Interação com a Sociedade, e um sarau cultural com música de intervenção dos PALOP, “O 25 de Abril no Mundo”, promovido pelo GIC em colaboração com os núcleos de estudantes dos PALOP.

Já a decorrer está a iniciativa “25 poemas para o 25 de abril”, que marcou o início das atividades no primeiro dia de abril, com a publicação nas redes sociais da UBI de um poema por dia até à data em que se celebram os 50 anos do acontecimento.

Data da última atualização: 2024-04-16