3. UBI investe na produção de energia limpa na Faculdade de Ciências da Saúde

UBI investe na produção de energia limpa na Faculdade de Ciências da Saúde

•   02 de maio de 2024

Os painéis a instalar no parque de estacionamento vão reduzir os custos de energia, diminuir as emissões de CO2 e criar sombras para as viaturas.

Ficheiro com o nome: fcs_aerea_800

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai economizar cerca de 60% do consumo de eletricidade da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e reduzir a pegada carbónica, através da instalação de mais de mil painéis solares no principal parque de estacionamento.

O Sistema Fotovoltaico de Produção de Energia Elétrica para Autoconsumo com Armazenamento, que deverá estar concluído em dezembro do corrente ano será composto de 1.323 painéis fotovoltaicos, que vão produzir energia limpa (908.641 kWh por ano), reduzir as emissões de CO2 em 327 tCO2 por ano e garantir zonas de sombra para as viaturas.

Este forte investimento da UBI em sustentabilidade é financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Programa de Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central.

Os painéis, que ocuparão uma área de 2.583 metros quadrados, estão preparados para produzir energia com elevada eficiência, podendo esta ser consumida ou armazenada em quatro módulos baterias para armazenar excedentes de produção, garantindo um elevado desempenho desta aposta, ao longo do tempo.

Esses quatro módulos de armazenamento também podem ser programados para carregar durante os períodos de tarifas mais baixas e descarregar durante os períodos de maior custo, maximizando ainda mais a eficiência energética.

Para implementar esta medida inovadora, que representa um passo significativo para existência de um campus mais sustentável e ecologicamente responsável, será reposicionada uma parte da zona arborizada da FCS-UBI, com a plantação, já efetuada, de 53 novas árvores, para substituir as 42 que serão retiradas do parque de estacionamento.

O investimento superior a 2,3 milhões de euros incluirá ainda a instalação de bombas de calor mais eficientes e a substituição de Unidades de Tratamento de Ar Novo (UTAN’s), além da troca de dois chilleres por outros mais eficientes. Haverá ainda a mudança integral da iluminação interior e exterior e a instalação de um sistema de monotorização de consumos de água, gás e eletricidade. No âmbito deste trabalho, a FCS beneficiará de um atualizado Sistema de Gestão Técnica Centralizada (SGTC).

O Sistema Fotovoltaico de Produção de Energia Elétrica para Autoconsumo da FCS junta-se a outros investimentos que a UBI tem feito ao longo dos últimos anos, nos seus edifícios – faculdades e instalações –, para construir um campus com maior eficiência energética e sustentabilidade.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos
Data da última atualização: 2024-05-02