A forma como a Universidade da Beira Interior interage com o meio ambiente envolve um amplo leque de atuações ao nível social, energético, económico e ambiental. Para além do conjunto de instrumentos destinados a identificar e a encaminhar os estudantes na procura de soluções para os seus problemas, a UBI tem vindo a dar o seu contributo, não só na investigação aqui desenvolvida no que respeita à reutilização e reciclagem de materiais, mas também nas práticas adotadas na recolha seletiva de resíduos, desde os destinados aos tradicionais eco-pontos aos resíduos perigosos químicos, biológicos ou resíduos sólidos urbanos.
A desmaterialização dos processos académicos e dos processos de gestão interna é outro exemplo de redução do consumo de papel, mas o mesmo é válido para a água e outros recursos essenciais. Para incutir esse espírito junto dos membros da academia, a UBI tem vindo a a promover ações de sensibilização para a reutilização de resíduos e redução dos consumos energéticos.
Todas estas ações já valeram à UBI o reconhecimento no Impact Rankings do Times Higher Education, que abrangeu 450 universidades de 76 países, e no qual a UBI surge na 92ª posição no parâmetro “Good Health and Wellbeing”, que se refere à forma através da qual são garantidas vidas saudáveis e é promovido o bem-estar de todas as idades, como ponto essencial para o desenvolvimento sustentável.
Iniciativas: