O projeto Citilink, desenvolvido pela Universidade da Beira Interior (UBI), recebeu o Prémio Cidades e Territórios do Futuro 2026. O prémio foi atribuído pela APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, no âmbito do EVOLVE - Digital Transformation Summit.
O projeto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi coordenado por Ricardo Campos, docente do Departamento de Informática da UBI e diretor do 1.º Ciclo/Licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados. A Universidade do Porto (UP) e o INESC TEC foram parceiros no desenvolvimento do CitiLink, que contou com a colaboração dos municípios de Alandroal, Campo Maior, Covilhã, Fundão, Guimarães e Porto, bem como da Porto Digital.
A equipa integrou um vasto conjunto de estudantes, investigadores e docentes da UBI e restantes parceiros.
A investigação teve como objetivo aproximar os cidadãos da informação produzida pelos seus municípios, recorrendo a Inteligência Artificial e a modelos de processamento de linguagem natural para tornar mais acessível e compreensível a informação contida nas atas das reuniões dos órgãos municipais.
Através das soluções desenvolvidas no âmbito do CitiLink, documentos extensos e de leitura complexa podem ser transformados em informação estruturada, permitindo identificar de forma mais simples os temas discutidos, as posições assumidas pelos eleitos e as decisões tomadas.
A distinção atribuída pela APDC reconhece o carácter inovador da utilização de tecnologia e IA ao serviço da democracia local, da transparência e da aproximação entre cidadãos e instituições públicas.
Para Ricardo Campos, "este prémio é um reconhecimento do trabalho de uma equipa multidisciplinar que conseguiu transformar um desafio concreto de acesso à informação pública numa solução tecnológica com aplicação real”. O docente da UBI salienta que o “CitiLink mostra como a investigação em Inteligência Artificial pode ter um impacto direto na sociedade, neste caso, contribuindo para tornar a informação sobre a atividade dos municípios mais acessível aos cidadãos".
Concluído em janeiro de 2026, o CitiLink assumiu também uma forte componente de formação e capacitação, envolvendo estudantes, investigadores e docentes de diferentes instituições de Ensino Superior, promovendo a colaboração direta com os municípios.
Esta ligação permitiu aproximar a investigação académica de desafios concretos da administração local, criando oportunidades para o desenvolvimento, experimentação e validação de soluções tecnológicas com aplicação no território.
A participação da UBI no CitiLink reforça o papel da instituição na investigação aplicada e na utilização da IA para responder a desafios societais, promovendo simultaneamente a ligação entre a academia e os territórios. A articulação entre instituições de ensino superior, centros de investigação e autarquias evidencia o potencial de abordagens multidisciplinares e interinstitucionais na criação de soluções orientadas para necessidades concretas das comunidades.
A distinção foi atribuída no dia 7 de outubro de 2026, no Auditório Francisco de Assis, no Porto, durante o EVOLVE - Digital Transformation Summit, promovido pela APDC, que reuniu diferentes intervenientes em torno dos desafios e oportunidades associados à transformação digital e ao impacto das tecnologias na sociedade, na economia e na administração pública.