3. Seminário de Investigação – “Cinema Ação Transformação”

Seminário de Investigação – “Cinema Ação Transformação”

O evento organizado pelos alunos do 1.º ano do Mestrado em Cinema realiza-se no Auditório 8.1 (Faculdade de Engenharia), a partir das 9h00.

10 de dezembro de 2019

“Cinema Ação Transformação” é o título do seminário proposto pelos alunos do 1.º ano do Mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI). A edição de 2019 do evento decorre no dia 10 de dezembro (terça-feira), no Anfiteatro 8.1, da Faculdade de Engenharia, a partir das 9h00 e ao longo de todo o dia.

O seminário realiza-se sob a supervisão da docente da Faculdade de Artes e Letras (FAL), Ana Catarina Pereira.

Tendo como ponto de partida as apresentações de oito conferencistas convidados e da participação dos alunos do 1.º ano do curso de Mestrado, divididos em três mesas, o evento pretende pensar como o audiovisual e a sua investigação refletem as transformações na sociedade contemporânea e podem ser usados como ferramenta de ação nessas mudanças.

Entre os temas abordados estará o diálogo do cinema com os estudos feministas, nas conferências das investigadoras Maria Contreras e Anna Clara Petracca, e com a teoria “queer”, na apresentação de Alfredo Taunay. Os três são estudantes da UBI.

A programação conta ainda com projetos que trabalham o audiovisual como ferramenta de preservação de memória (Juliana Lobo, pós-doutoranda da Universidade de Aveiro), educação (Lilian Barros), além da criação de um videojogo que usa como pano de fundo a cultura popular da região Nordeste do Brasil (Breno Ximenes, Gabriel Oliveira e Janderson Araujo).

Na abertura do seminário, Luís Carlos Nogueira, docente da Faculdade de Artes e Letras da UBI, vai abordar a prolífera relação existente hoje entre o cinema e a banda desenhada, refletindo sobre as aproximações e distinções de suas linguagens visuais, e repercutindo a polémica das recentes declarações de cineastas como Martin Scorsese, que questionaram a validade artística de tais produções. Esta conferência terá início às 9h00.

9h00 | Abertura - Luís Carlos Nogueira
10h30 | Coffee Break