3. Exposição Arquitectas II

Exposição Arquitectas II

A mostra está patente até dia 28 de fevereiro, no átrio da Faculdade de Engenharia.

De 03 de janeiro a 28 de fevereiro de 2020

A Exposição “Arquitectas II”, organizada na Universidade da Beira Interior (UBI) no âmbito do Mestrado Integrado em Arquitetura, está patente no átrio da Faculdade de Engenharia até dia 28 de fevereiro.

A mostra procura dar visibilidade aos trabalhos académicos realizados na Unidade Curricular “História da Arquitetura III” do curso que integra o do Departamento Engenharia Civil e Arquitetura, assim como às mulheres arquitetas neles estudados.

Sinopse
A visibilidade das mulheres arquitetas, no contexto da História da Arquitetura consolidada, é diminuta e não faz justiça à sua presença efetiva e real no fazer cidade e arquitetura. Deste modo, foi objetivo durante um semestre trabalhar parte de quem não tem direito a estar nos livros de história: as arquitetas que nos últimos dois séculos foram reforçando e ampliando o modo de fazer, pensar e questionar a arquitetura.

Só o surgimento e o trabalho de plataformas como Un día/una arquitecta, ou do projeto de investigação W@ARCH.PT. Arquitectas em Portugal: Construção da visibilidade (1942-1986) entre outros, permite que, paulatinamente, estes exercícios se vão realizando com os estudantes. Esta exposição é também uma homenagem a quem traz à luz o que não tem tido direito a existência académica.

Patrícia Santos Pedrosa (UBI + CIEG-ULisboa + Mulheres na Arquitectura)

José Ponciano (Design gráfico) + Gisela Magalhães.

Alunos
Agostinho Quissenguele, Ana Damas, Ana Neto, Ana Rita Teixeira, Beatriz Nogueira, Breno Cássio, Bruna Santos, Catarina Gago, Cátia Ferreira, Cláudia Santos, Cristiano Lemos, Cristina Leitão, Diogo Silva, Duarte Freitas, Eduardo Galhano, Elvin Gomes, Filipe Miranda, Francisco Vieira, Gabriel Carvalho, Giulia Nicioli, Inês Pereira, Isak Salvado, João Almeida, Joel Aguiar, José Marinho, Júlia Araújo, Lívia Ribeiro, Luís Holanda, Maísa Nogueira, Marc Pereira, Marco Abreu, Maria Guimarães, Mariana Pereira, Nivaldo Martins, Nuno Faria, Patrícia Pires, Patrícia Soares, Rachel Sathler, Rita Martins, Rita Souto, Simão Fernandes, Tiago Pires, Tiago Oliveira, Vanessa Teodoro e Vitória Marques. (Unidade curricular de História da Arquitectura III, do 2.º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura).

Data da última atualização: 2020-01-13