Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Geriatria, Oncogeriatria e Cuidados Paliativos

Geriatria, Oncogeriatria e Cuidados Paliativos

Pós-Graduação     Departamento de Ciências Médicas

Plano de Estudos   Geriatria, Oncogeriatria e Cuidados Paliativos
Público-alvo Todos os profissionais com Licenciatura em medicina
Modo de funcionamento Sextas-feiras (tarde) e/ou sábados (manhã e tarde)
ECTS 60
Outras Informações Propina: 500€ (por módulo)
Número mínimo de inscritos para funcionamento: 10

Regime Geral de Acesso  

Sobre

Objetivos O curso está dividido em três módulos e o principal objetivo é a criação de competências no domínio da Geriatria, na Oncologia geriátrica e nos Cuidados Paliativos desta população.

Aulas de exposição de conceitos e aulas práticas em comunidades de idosos, na Faculdade de Ciências da Saúde, no Instituto Português de Oncologia e em equipas de cuidados paliativos domiciliários.
Os estudantes participarão em seminários e workshops com especialistas e investigadores nas áreas lecionadas.
A avaliação decorre de forma concertada nos três através da apresentação de trabalhos.

Público alvo: Todos os profissionais com licenciaturas em Ciências da Saúde (nota: só os licenciados em Medicina podem frequentar o módulo em Onco geriatria)

Competências do curso Pretende-se que o aluno aprofunde os seus conhecimentos sobre o processo de envelhecimento normal e patológico e a sua expressão nos principais sinais e sintomas manifestados pela população acima dos 65 anos a nível médico, social e psicológico.

O aluno deve ficar a conhecer e saber abordar as patologias oncológicas mais frequentes no doente idoso sempre contextualizando cada caso psicológica e socialmente e visando a reabilitação e integração do doente no seu habitat.

O aluno deve conseguir fazer uma abordagem do doente idoso em final de vida e da sua família / cuidadores. Pretende-se que questione os seus conhecimentos prévios face a uma outra filosofia de cuidar e discuta as situações mais frequentes em doentes em fase terminal.
Saídas Profissionais Com o envelhecimento populacional observado a nivel nacional, a melhoria dos cuidados de saúde nesta população é necessária. A pós graduação em Geriatria, Onco geriatria e Cuidados paliativos permite a especilização dos cuidados médicos à população geriátrica e onco geriatrica e permite a melhoria dos cuidados paliativos à mesma população, aumentadno a sua qualidade de vida nas fases em que se encontra mais dependente.
Infra-estruturas O curso será lecionado na Faculdade de Ciências da Saúde na Covilhã e no Instituto Português de Oncologia em Lisboa.
Metodologia de ensino/aprendizagem e de avaliação Maioritariamente por B learning através da plataforma Moodle da FCS/UBI. Os estudantes terão também sessões presenciais em que terão acesso a aulas teórico práticas e a workshops com especialistas e investigadores nas áreas lecionadas.
A avaliação decorre de forma concertada nos três módulos através da apresentação de trabalhos.

Departamento de Ciências Médicas

Avenida Infante D. Henrique
6200-506 Covilhã
275 329 002
275 329 003

Responsáveis

Diretor/a de Curso
Maria da Assunção Morais e Cunha Vaz Patto
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2016-03-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.