Objetivos Gerais
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• Implementar uma metodologia de ensino/aprendizagem inovadora, com recurso à auto-aprendizagem, seminários de investigação e acompanhamento de docentes-tutores • Valorizar a informação sobre matérias de tecnicas de construção inovadoras, sem colocar de parte as tradicionais. • Reforçar a componente prática experimental da arquitectura, desde o esquiço até ao projecto final. • Articular as várias unidades curriculares com projecto. • Privilegiar uma formação abrangente, entre todas as áreas cientificas e técnicas que fazem parte da metodologia de trabalho do arquiteto. • Internacionalização do "saber", aprendendo com e ensinando, com uma postura global. • Valorizar o património e a memória do local. |
Competências
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Os Mestres em Arquitectura da UBI serão responsáveis pela integração harmoniosa das actividades humanas no território, valorizando o património construído e o ambiente. Estarão aptos a trabalhar nos seguintes domínios: • Edificação, urbanismo, concepção e desenho do quadro espacial da vida da população. • Estudos, projectos, planos e actividades de consultoria. • Gestão e direcção de obras. • Planificação, coordenação e avaliação de projectos de arquitectura. • Participação em concursos de arquitectura. |
Saídas Profissionais
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Os diplomados em Arquitectura da UBI serão responsáveis pela integração harmoniosa das actividades humanas no território, valorizando o património construído e o ambiente. Estarão aptos a trabalhar nos seguintes domínios: • Edificação, urbanismo, concepção e desenho do quadro espacial da vida da população • Estudos, projectos, planos e actividades de consultadoria • Gestão e direcção de obras • Planificação, coordenação e avaliação de projectos de arquitectura • Ateliers de Arquitectura; Empresas de Arquitectura e Construção; Empresas de Conservação do Património Arquitectónico; Órgãos de Tutela do Património Histórico Edificado; Instituições Europeias no domínio da Investigação.
• Turismo; Ensino e Investigação; Autarquias Locais. Profissional liberal. |
Infraestruturas
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Sendo desde de sempre política do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura conferir grande importância aos serviços de apoio à aprendizagem, bem como à componente prática do ensino, este possui Laboratórios bem equipados, que cobrem todas as áreas científicas presentes no Plano de Estudos proposto. De seguida apresentam-se as principais infra-estruturas: •Laboratórios de Construção (CT) •Laboratórios de Geotecnia (GEO) •Laboratórios de Hidráulica e Ambiente (HA) •Laboratórios de Mecânica e Estruturas (ME) •Laboratórios de Planeamento e Urbanismo (PU) •Laboratórios de Topografia e Representação Gráfica (TRG) •Sistemas de Informação Geográfica •Desenho •Apoio aos Alunos •Biblioteca A Biblioteca Central, cuja gestão é assegurada pelos Serviços de Documentação está provida de obras recentes, com um total de 80.000 livros distribuídos pelas diversas áreas do saber, é depositária dos recursos informáticos do Banco Mundial e integra a rede de informação do INE em Bibliotecas do Ensino Superior. Totalmente informatizada recebe cerca de 2.034 revistas com regularidade dispondo ainda de acesso on-line a 3.500 revistas publicadas por via electrónica. •Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem (CREA).
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