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Programação Orientada a Objetos

Código 11233
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Sistemas e Computadores
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Esta Unidade Curricular tem como objetivo a aprendizagem dos conceitos fundamentais da Programação Orientada a Objetos e a introdução às correspondentes metodologias e técnicas de desenvolvimento de programas/aplicações. No final o aluno deve ser capaz de entender e aplicar os princípios e técnicas da Programação Orientada a Objetos e de desenvolver programas numa linguagem Orientada a Objetos (e.g. Java).
O aluno deve ficar a perceber os conceitos de: Objeto, Classe e instanciação de Objetos; Hierarquias de Objetos e Interfaces.
Deverá ficar a conhecer quais os diferentes tipos de relações entre Objetos.
Deverá ser capaz de construir pequenos programas, aplicando os conceitos enumerados acima.
O aluno deverá perceber os princípios da Análise e Projeto Orientados a Objetos. No final deverá ser capaz de implementar um projeto onde aplicará de forma integrada os conceitos apreendidos ao longo da UC.
Conteúdos / Programa 1. Introdução ao paradigma da Programação Orientada a Objetos
1.1 Perspetiva histórica
1.2 Características da programação orientada a objetos (encapsulamento, partilha de comportamento, evolução)
2. Objetos (noção de Objeto e identidade; protocolo de utilização de um Objeto; mensagens e métodos; noção de estado e comportamento.
3. Linguagens baseadas em classes; instanciação de Objetos
4. Hierarquias de Objetos: Mecanismos de herança; Reutilização de código; Sistemas reflexivos; Polimorfismo.
5. Interfaces: Separação entre interface e implementação de interfaces.
6. Relações entre Objetos: Extensão, generalização e especialização; Associação, agregação e composição; Coesão e acoplamento.
7. Análise, Projeto e Implementação Orientada a Objetos: Linguagens e ambientes de desenvolvimento; Análise, Projeto e Implementação.
Bibliografia / Fontes de Informação 1. Bibliografia principal

JAVA6 e Programação Orientada Pelos Objectos”, F. Mário Martins, FCA, Julho de 2009.

[Salus] “Handbook of Programming Languages”, Volume 1:Object-Oriented Programming
Languages, Peter H. Salus (editor), Macmillan Technical Publishing USA (I-3.3-255).

Página da disciplina: http://www.di.ubi.pt/~pprata/poo.thm

2. Bibliografia Complementar

Java --- How to Program, Paul Deitel, Harvey Deitel, Editora: Prentice Hall, 8ª Edição
2009

The Java Language Specification” James Gosling, Bill Joy and Guy Steele, Addison Wesley,
2nd edition, http://java.sun.com/docs/books/jls/index.html

Object-Oriented Languages, Systems and Applications, Gordon Blair, John Gallagher,
David Hutchison and Doug Shepard (editores), Pitmam Publishing, 1991. (I-6.1-38)

Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Aulas teóricas: Exposição dos conceitos.
Aulas práticas: Resolução de fichas de trabalho no computador.
Estas fichas contêm exemplos a completar pelo aluno e propostas de problemas para o aluno resolver, podendo recorrer aos apontamentos e ao Professor.
Nas aulas práticas verificar-se-á se os alunos apreenderam os conceitos apresentados nas aulas teóricas e se são capazes de os implementar usando uma linguagem Orientada a Objetos (Java).
As últimas semanas do semestre são dedicadas à implementação de um projeto a realizar em grupo fora do tempo de aulas, servindo as aulas práticas para discussão das opções tomadas e resolução de dúvidas colocadas pelos grupos.
Métodos e Critérios de Avaliação Avaliação de conhecimentos (14 valores – 70%) – 2 testes (4 + 10 valores)
Trabalho prático, a realizar em grupo, com defesa individual (6 valores – 30%)
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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