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Estratégia e Competitividade

Código 11445
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Permitir aos alunos compreender e alargar o seu leque de conhecimentos nesta área científica e transmitir um conjunto de conceitos, instrumentos e técnicas de análise, que permita conhecer, investigar e analisar as principais ferramentas de análise estratégica e de competitividade.

Conhecer e aplicar ferramentas estratégicas de análise competitiva empresarial; avaliar e diagnosticar a posição competitiva de um sector de actividade, região e/ou país; e desenvolver investigação sobre a área da estratégia e competitividade.
Conteúdos programáticos I – CONTEXTO DA ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE 1.1- Introdução 1.2 – Estratégia Competitiva e Sector Industrial II. Análise Estratégica 2.1 - Estratégia Competitiva: Conceitos Centrais 2.2 - Estratégias Competitivas Genéricas 2.3 - Modelos de Análise da Concorrência e Carteira de Negócios 2.4 - Análise Estrutural de um Sector Industrial III – Estratégias de Internacionalização 3.1 – Introdução 3.2 - Natureza da Estratégia de Internacionalização 3.3 - Formas Básicas de Internacionalização 3.4 - Benefícios, Custos e Riscos de Internacionalização 3.5 - Adaptação e Estandardização 3.6 - Integração Vertical 3.7 - Evolução da Estratégia de Internacionalização 3.8 - Internacionalização dos negócios
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A UC é Teórico - Prática, dando particular relevo às actividades de pesquisa, organização e estudo conduzidas pelo aluno, e à realização de um trabalho de investigação teórico-prático. As aulas estão organizadas combinando duas técnicas de ensino complementares: (i) aulas de exposição e discussão (são apoiadas por slides e ainda por artigos e/ou capítulos de livros usados para motivar a discussão, bem como outro material de apoio disponibilizado através da plataforma E-conteúdos); (ii) aulas práticas e orientadas (são orientadas para a realização em grupo de um trabalho de investigação com caso prático escrito sobre a estratégia. A avaliação do período Ensino - Aprendizagem será efectuada segundo os seguintes critérios: (1) Trabalho de investigação escrito: 70%. (2) Apresentação oral do trabalho de investigação: 20% (3) Crítica de trabalho: 10%
Bibliografia principal ANSOFF, I. (1965), Estratégia Empresarial, Ed. McGraw-Hill, S. Paulo;
CARDOSO, L. (1995), Gestão Estratégica das Organizações; Verbo, Lisboa;
DESS, G., LUMPKIN, G.T. & EISENER, A. (2007), Strategic Management, Creating competitive advantages, McGraw-Hill,Irwin.
DÉTRIE, J-P et al. (1993), Strategor - Estratégia, Estrutura, Decisão, Identidade, Política Global de Empresa, Lisboa, D. Quixote;
FREIRE, A (1997), Estratégia: Sucesso em Portugal, Edições Verbo.
GODET, M. (1993), Manual de Prospectiva Estratégica; Dom Quixote, Lisboa.
GOODSTEIN, L. (1992), Applied Strategic Planning: A Comprehensive Guide, San Diego; Pfeiffer.
HELFAT, C. E, FINKELSTAIN, S., MITCHELL, W., PETERAF, M., SINGH, H., TEECE, D. WINTER, S. (2007), Dynamic Capabilities: Understanding Strategic Change in Organizations, Blackwell Publishing, UK.
HITT, M., IRELAND, R. & HOSKISSON, R. (2005), Strategic Management: Competitiveness and Globalization, 4th Edition, Thompson, UK.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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