| Código |
12109
|
| Ano |
3
|
| Semestre |
S1
|
| Créditos ECTS |
6
|
| Carga Horária |
TP(60H)
|
| Área Científica |
Ciências Sociais e Jurídicas
|
|
Tipo de ensino |
Teórico-prático. Presencial
|
|
Estágios |
Não aplicável.
|
|
Objectivos de Aprendizagem |
Esta UC tem como objetivos: - discutir as principais etapas históricas do pensamento científico e da evolução da Epistemologia das Ciências Sociais, nomeadamente da Economia; - dotar o estudante de competência sobre os procedimentos necessários à construção do conhecimento científico e as principais problemáticas que definem as especificidades das diversas ciências sociais; - demonstrar, com exemplos concretos, o procedimento, as etapas necessárias para a elaboração de um projeto de investigação; - promover atividades de trabalho de grupo na sala de aulas sobre temas relacionados com o objetivo específico da UC. No final da UC o estudante deverá ser capaz de interpretar e discutir criticamente as principais problemáticas epistemológicas, práticas e conceitos relacionados com a metodologia das ciências sociais. A partir dos conhecimentos fornecidos em aula, o estudante deverá ser capaz de elaborar um modelo de projeto de investigação com um tema específico na área da Economia.
|
|
Conteúdos programáticos |
1. A construção do discurso epistemológico em Ciências Sociais 2. Obstáculos ao conhecimento do social e rutura com o senso comum 3. Lógica da investigação científica: problemáticas teóricometodológicas e meios de investigação 4. Metodologia do trabalho científico 5. Métodos e técnicas de investigação do social 6. As diversas etapas do processo de investigação
|
|
Bibliografia principal |
• Akoun, A. et al. (1983). A Filosofia das Ciências Sociais. Lisboa, Publicações Dom Quixote. • Durkheim, E. (1893/1980. As Regras do Método Sociológico. Lisboa, Editorial Presença. • Pinto, J. M. (1994). Propostas para o ensino das ciências sociais. Porto, Afrontamento: «Exigências da ruptura com o senso comum nas ciências sociais: reavaliação do problema», pp. 113-138. • Rodrigues, D. (2013). Introdução às Ciências Sociais (texto de apoio). • Santos, B. S. (1989). Introdução a uma Ciência PósModerna. Porto: Afrontamento: Cap. 2. «Ciência e senso comum», pp. 33-49. • Silva, A. S. e Pinto, J. M. P. (orgs.) (2001). Metodologia das Ciências Sociais. Porto, Afrontamento in «Introdução: uma visão global sobre as ciências sociais», pp. 09-27. Cap. 1. Augusto Santos Silva: «A ruptura com o senso comum nas ciências sociais», pp. 29-53.
|
| Língua |
Português
|