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Globalização e Sociedades Contemporâneas

Código 12260
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Presencial.
Objectivos de Aprendizagem Esta Unidade Curricuar tem como objectivos:1. Fornecer um quadro de leitura de problemas e dinâmicas societais cruciais à sustentabilidade das sociedades internacional e global;

2. Desenvolver abordagens analíticas das questões internacionais e globais com recurso a métodos quantitativo, diagramático e qualitativo, suportada por evidência empírica e dados disponibilizados por organizações internacionais;

3. Promover capacidades de análise crítica sobre ideias, acontecimentos, factos e preocupações societais, bem como de problematização, prioritização e formulação de respostas sustentadas nos factos e tendências abordados;

4. Desenvolver competências de pesquisa, selecção de fontes de informação, bem como técnicas de tratamento e operacionalização da informação seleccionada e de comunicação de resultados.--
Conteúdos programáticos I - Problemas Globais: um quadro de análise
1.1 Necessidade de um quadro de análise
1.2 Conceito e perspectivas de abordagem
1.3. Agenda e prioridades
1.4 Problemas globais, respostas globais

II - Desafios da Comunicação Global
2.1 Meios de comunicação de massa
2.2 O impacto das novas tecnologias da informação
2.3 Globalização e especificidades culturais

III – Economia Global: Desigualdade e Desenvolvimento
3.1 Pobreza e desigualdade
3.2 Educação e desenvolvimento
3.3. Ajuda ao desenvolvimento

IV – População e Desenvolvimento Global
4.1 Crescimento populacional: tendências e implicações globais
4.2 Migração e desenvolvimento
4.3. Doença e políticas globais de saúde

V – Desafios Ambientais e Políticas Globais
5.1 Água, alimentação e mudanças climáticas
5.2 Desastres naturais--
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
i) Componente teórica: avaliada mediante um teste, a realizar no fim do semestre. A parte teórica tem um peso de 50% na nota final.
ii) A componente prática: realização de um trabalho de grupo, sendo a sua classificação é somada à da parte teórica, detendo uma ponderação de 50% na avaliação lectiva. Esta avaliação incide na preparação por um grupo de alunos de um trabalho a apresentar na forma oral na turma, seguida de entrega do mesmo em suporte papel ao docente; a classificação incluí também a oralidade e poderá ser diferenciada dentro de cada grupo de alunos. Nas apresentações haverá um outro grupo de réplica previamente definido de modo a promover competências de debate.

Os alunos em avaliação contínua para dispensarem de exame têm que conseguir uma classificação no teste superior ou igual a 8 valores (uma nota entre 6 e 8 implica sempre ida a exame, qualquer que seja a classificação no trabalho). A realização do teste é obrigatória para todos os alunos.

Avaliação Final
O regime da avaliação final remete o aluno directamente (e sempre) para Exame Final. A sua admissão a este exame será feita a partir do momento em que o aluno tenha mais de 6,0 valores na Frequência Escrita, único momento de avaliação que terá que cumprir ao longo do ano.

Bibliografia principal Principal:
Payne, Richard J., 2008. Global Issues: Politics, Economics and Culture, 2nd ed., UK, Longman.
Bhargava, V., 2006. Global Issues for Global Citizens. An Introduction to Key Development Challenges, Washington, WB.
Lomborg, Bjørn, (ed.), 2007. Solutions for the World’s Biggest Problems: Costs and Benefits, Cambridge, Cambridge University Press.

Complementar:
Diamond, Jarod. 2005. Collapse: How Societies Choose to Fail or Succeed, New York, Penguin Group.
Rischard, Jean-Francois, 2002. High Noon: Twenty Global Problems, Twenty Years to Solve Them, New York, Basic Books.--
Língua Português
Data da última atualização: 2016-03-25
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