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História do Pensamento Económico

Código 12424
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Economia
Tipo de ensino O processo de ensino-aprendizagem combina aulas teóricas e sessões de debate em torno de textos selecionados, com estudo independente, individual ou de grupo. Constitui um requisito a participação dos alunos nas aulas teóricas e nos debates. A preparação dos textos deve ser feita previamente às sessões. Espera-se que que todos os alunos se preparem para participar ativamernte nas aulas teóricas e nos debates, bem como para responder a questões relacionadas com as aulas teóricas e as sessões de debate. O processo de aprendizagem apoia-se em actividades e-learning e em recursos disponibilizados online, bem como no contacto próximo com o docente.
Objectivos de Aprendizagem 1. Compreender as origens da ciência económica

2. Compreender a emergência e evolução de escolas alternativas do pensamento económico, em particular da classical, marginalista, neo-clássica e keynesiana

3. Examinar a influência dos movimentos tecnológicos, ideológicos e sociais na formação de diferentes escolas de pensamento e das suas teorias

4. Discutir tópicos controversos do pensamento económico, confrontando as premissas e os argumentos de escolas relevantes

5. Demonstrar proficiência na comunicação, oral e escrita
Conteúdos programáticos O curso aborda ideias económicas relevantes e seus autores, examina o contexto político, social e cultural presente nas suas origens e no seu processo de difusão, discute escolas de pensamento económico alternativas, teorias e métodos de análise que têm vindo a ser usados por economistas, bem como debate criticamente a sua aptidão para dar resposta às questões com que atualmente nos confrontamos.

1. História do Pensamento Económico: Como e porquê?
2. Comércio, Riqueza e Poder: os fundamentos de uma nação
3. Ordem Natural, Fisiocracia e Reforma
4. Adam Smith: Projeto e Textos
5. Economia Política: de Mathus a Stuart Mill
6. Economia Política: de List a Marx
7. Marginalismo e Subjetivismo: Jevons and Edgeworth
8. Da Economia Política à Economia
9. Matematização e Quantificação da Ciência Económica
10. Economia Monetária
11. A Revolução Keynesiana
12. Macroeconomia Moderna
13. Inflação e Curva de Phillips
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O processo de ensino combina aulas teóricas e sessões tutoriais com estudo independente, individual ou de grupo, horas de atendimento, agendamento de reuniões e atividades e-learning.
As aulas teóricas centram-se em tópicos e contribuições relevantes de autores e escolas para o desenvolvimento do pensamento económico. As sessões tutoriais apoiam os alunos na clarificação de questões e orientam-os na preparação para o teste final. As atividades de aprendizagem incluem ainda horas de atendimento, agendamento de reuniões e atividades e-learning.

AVALIAÇÃO CONTÍNUA (CFEA):

Frequência (0.90%) + Participação (0.10%)

NÃO ADMITIDO: CFEA < 6; plágio ou outras condutas academicamente inaceitáveis.

EXAME: CFE = (100%)

Bibliografia principal
COMPULSORY READING

BACKHOUSE, Roger & TRIBE, Keith, 2018. The History of Economics: A course for students and teachers, Agenda Publishing, UK.

ADDITIONAL READINGS

BACKHOUSE, Roger. 2002. The Penguin History of Economics, London, Penguin Books. DGE Library (EG-5.3.1/14):

HEILBRONER, Robert, 1999. The Worldly Philosophers: The Lives, Times and Ideas of The Great Economic Thinkers, Seventh Edition, Touchstone.

Textos disponibilizados no Moodle.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-02
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