Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Optometria e Ciências da Visão
  4. Campos Eletromagnéticos em Sistemas Biológicos

Campos Eletromagnéticos em Sistemas Biológicos

Código 12521
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Ciências Biomédicas
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem No final desta unidade curricular o estudante deverá saber: -Analisar e interpretar as influências nocivas e benéficas dos campos e ondas eletromagnéticas sobre o corpo humano- descrever os fenómenos inerentes ao campo eletromagnético. - Enumerar e discernir os tipos de equipamentos utilizados em electromedicina. - Descrever e enumerar os mecanismos e efeitos da radiação eletromagnética nos sistemas biofísicos. – Conhecer as regras e linhas de ação internacionais, de proteção contra os efeitos nocivos da exposição às radiações eletromagnéticas. - Saber formar e integrar equipas multidisciplinares com médicos. - Promover e desenvolver estudos, individualmente e em equipa.
Conteúdos programáticos 1. Eletromagnetismo - Revisão
2. Propagação de radiação na matéria - absorção e difusão
3. Taxa de absorção específica (SAR); equação do balanço biotérmico
4. Efeitos para a saúde humana da exposição a campos eletromagnéticos e regulamentos de proteção relativamentes aos riscos associados a esses efeitos
5. Espectrómetro de massa e ciclotrão
6. Ressonância magnética
7. Terapia com microondas
8. Equilíbrio eletroquímico nas membranas celulares
9. Propagação de sinais nervosos ao longo dos axónios neuronais
10. Bioeletricidade
11. Condução magnética de nanopartículas
12. Estimulação magnética transcraniana
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Os conteúdos programáticos são expostos e discutidos com os alunos nas aulas de tipo T; nas aulas de tipo PL é feita a resolução e discussão de problemas de aplicação e realizados trabalhos laboratoriais pelos alunos. A avaliação é feita com um teste escritos, com o seu desempenho nos trabalhos laboratoriais e tem ainda uma componente relativa a um trabalho escrito de pesquisa feito em grupo, que inclui apresentação oral e discussão. A classificação final é dada por
F = l x 0,25 + t x 0,45 + m x 0,30,
onde t é classificação obtida no teste escrito, m a classificação do trabalho de grupo e l a média aritmética das classificações obtidas nos cinco trabalhos laboratoriais previstos (todas as classificações no intervalo 0-20). Têm aprovação (e dispensa de exame) os alunos que tiverem classificação do período de ensino aprendizagem igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia principal - James C. Lin (ed) "Electromagnetic Fields in Biological Systems", CRC Press (2012)
- Riadh Habash, "Bioeffects and therapeutic applications of electromagnetic energy", CRC Press (2008)
- Frank S. Barnes, Ben Greenebaum (eds), "Bioengineering and Biophysical Aspects of Electromagnetic Fields", CRC Press (2007)
- Andrzej Krawczyk et al, "Electromagnetic Field, Health and Environment, EHE'07", Wroclaw, Poland (2007)
- Cynthia Furse, Douglas A. Christensen, Carl H. Durney, "Basic Introduction to Bioelectromagnetics", CRC Press, 2009
- Frank S. Barnes, Ben Greenebaum (eds.), "Handbook of Biological Effects of Electromagnetic Fields - Biological and Medical Aspects of Electromagnetic Fields", CRC Press, 2007.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.