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Métodos de Investigação e Reporte em Marketing

Código 12544
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Marketing
Tipo de ensino Ensino teórico-prático presencial.
Objectivos de Aprendizagem Esta UC visa proporcionar um conjunto de conceitos, de técnicas e de abordagens, bem como o entendimento das principais questões que se colocam, quer na elaboração da proposta, quer na estruturação e realização do trabalho de investigação conducente à dissertação/projeto/relatório de estágio na área do marketing; visa também fornecer um conhecimento sobre as principais estratégias a adotar em diferentes tipos de investigação na área científica de marketing; oferecer conhecimentos e competências metodológicas e técnicas necessárias à condução e à operacionalização de uma investigação em marketing; e mostrar diferentes tipologias e abordagens à investigação científica a poderem ser adotadas no processo de investigação na área do marketing.
Conteúdos programáticos 1. Introdução ao Processo de Pesquisa de Marketing
2. Definição do problema de pesquisa e desenvolvimento da abordagem à pesquisa
3. Desenho da pesquisa
4. Medição e escalas
5. Desenvolvimento de questionários
6. Desenho e procedimentos de amostragem
7. Trabalho de Campo e Recolha
8. Preparação dos Dados
9. Preparação e Apresentação do Relatório
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação final será composta por:
(1) Trabalho de grupo (2 a 3 elementos): elaboração de 5 fichas de trabalho, na aula, devendo estas ser entregues no final da aula à docente. Os grupos podem variar de sessão para sessão e as fichas podem ser feitas manualmente ou eletronicamente. Os alunos devem munir-se de material de apoio (ex. slides, livros, computador, etc.) para procederem à elaboração das mesmas.
Ponderação 50% => 10 valores.
(2) Trabalho individual: elaboração de uma proposta de investigação (cuja estrutura e explicação pode ser consultada no ponto 1.4 do programa).
Ponderação 50% => 10 valores. Máximo 10 pág.
A avaliação contínua implica que os alunos tenham um mínimo de 6 valores (no conjunto dos trabalhos) e frequentem no mínimo 70% das aulas.
Bibliografia principal Aaker, D. A., Kumar, V., Leone, R., & Day, G. S. (2013). Marketing Research (11th Ed.). Wiley.
Baker, T. L. (1988). Doing Social Research, New York: McGraw-Hill Inc.
Barañano, A. (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão – Manual de apoio à realização de trabalhos de investigação. Lisboa: Edições Sílabo.
Churchill, G. A., & Iacobucci, D. (2009). Marketing Research: Methodological Foundations. Nashville: South-Western College Pub.
Hair, J., Celsi, M. W., Bush, R., Ortinau, D. (2013). Essentials of Marketing Research (3rd Ed.). McGraw-Hill.
Hair, J., Robert, P. Bush e David J. Ortinau (2002). Marketing Research: Within a Changing Information Environment, 2nd Ed. McGraw-Hill Education – Europe.
Malhotra, N. K. (2007). Marketing Research: An Applied Orientation, Prentice-Hall.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-10
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