Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Industrial
  4. Métodos de Investigação em Design Industrial

Métodos de Investigação em Design Industrial

Código 12627
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/T(45H)
Área Científica Design Industrial
Tipo de ensino Presencial
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Compreender as metodologias de investigação em design industrial. Capacitar para a escolha de abordagem e técnica de investigação adequada a situações particulares de concepção ou reflexão sobre a praxis.
Conteúdos / Programa Apresentação e discussão de objectivos, programa e critérios de avaliação. Introdução teórica. Planeamento de tarefas de desenvolvimento de projecto. Planeamento de tarefas de organização de relatório. Estrutura fundamental de relatório. Definição de objectivos de cada componente/parte do relatório. Discussão de exemplos.
Bibliografia / Fontes de Informação Baudrillard, J. (2005). Le Système Des Objets. London: Verso.
Cross, N. (2007). Designerly Ways of Knowing. Basel: Birkhäuser Verlag
Hara, K. (2010). White. Baden: Lars Muller Publishers.
Hecht, S., & Colin, K. (2005). Industrial Facility: Product as Landscape. London: Industrial Facility.
Koivu, A., Bouroullec, R., & Bouroullec, E. (2012). Ronan and Erwan Bouroullec: Works. London: Phaidon Press.
Kries, M., & Lipsky, J. (2014). Konstantin Grcic: Panorama. Weil am Rhein: Vitra Design Museum.
Kumar, V. (101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization. New Jersey: John Wiley & Sons Inc.
Laurel, B. (20?04). Design Research: Methods and Perspectives. Massachusetts: MIT Press.
Martin, B. & Hanington (2012). Universal Methods of Design: 100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas and Design Effective Solutions. Beverly: Rockport Publishers.
Mau, Bruce (2004). Massive Change. Phaidon Press Limited. London.
Michel, R. (Ed.) (2007). Design Research Now: Essays and Selected Projects. Basel:
Birkhäuser Verlag
Terstiege, G. (2009). The Making of Design. Basel: Birkhäuser Verlag.
Thomé, P., King, E., Picchi, F., Sudjic, D., & Zanot, F. (2014). Sottsass. London: Phaidon Press.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Bloco 1. Planeamento e organização provisórios. Execução individual de plano provisório de trabalhos, de projecto, de relatório, execução de gráficos e calendarização. Preparação de índice provisório 3. Escolha de bibliografia fundamental + Bloco 2.Introdução teórica sobre conteúdo. Cronologia de desenvolvimento de projecto. Contextualização e integração justificação de cada decisão. Hierarquização do documento. Definição e dimensionamento de capítulos e sub-capítulos. Hierarquização como parte da narrativa. Reflexão crítica das decisões.
Métodos e Critérios de Avaliação 50% para cada trabalho. Trabalho a desenvolver individualmente.
Não são aceites trabalhos não iniciados e verificados nas sessões agendadas, salvo por motivos especiais e justificados, e apenas com aceitação prévia do professor.
Blocos avaliados segundo: rigor, no cumprimento das tarefas: organização, de tarefas; estrutura; conteúdo, cultura especifica e conteúdo; escrita e continuidade de discurso; comunicação.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.