Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Multimédia
  4. Oficina de Escrita Criativa

Oficina de Escrita Criativa

Código 12635
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica. --
Objectivos de Aprendizagem
1. Desenvolver a capacidade criativa a partir de estímulos que partam de variados domínios artísticos.
2. Desenvolver a capacidade de leitura crítica e atenta de textos literários.
3. Desenvolver a capacidade de reescrita.
4. Desenvolver domínio e auto controlo na expressão escrita.
5. Desenvolver capacidade crítica não só em relação à produção alheia, como também à própria produção criativa.

--
Pretende-se com esta Unidade Curricular o desenvolvimento de várias competências que poderão, no final, levar o aluno a ser capaz de:

Demonstrar capacidade (re)criativa a partir de estímulos que partam de variados domínios artísticos.
Saber usar as ferramentas/técnicas da criatividade, podendo habilitar o aluno a produzir diferentes tipos de textos.
Revelar competências a nível da produção escrita, podendo elaborar textos com correcção do ponto de vista morfossintáctico e lógico-semântico.
Revelar capacidade para produzir textos de cariz utilitário, literário e publicitário.
Manifestar capacidade de utilizar, com clareza e correcção, em contextos diversos, a língua portuguesa.
Saber avaliar de forma crítica tanto a produção alheia, como também a sua própria produção.

--
Conteúdos programáticos 1. Sementes de criatividade – o que é. 2. Torrentes de escrita – como se faz. 3. Lugares da imaginação – onde se vai. 4. Gente de palavras – quem se conhece. 5. Acções de papel – o que se conta.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação resultará da entrega de um portefólio final com todos os textos produzidos ao longo do semestre, em sala de aula e em tarefas indicadas para fora da aula. A avaliação do portefólio será a avaliação final da UC.
Bibliografia principal 1. Prose, Francine (2007). Ler como um Escritor. Cruz Quebrada: Casa das Letras. Figueiredo, Celso (2005). Redação Publicitária: sedução pela palavra. São Paulo: Pioneira Thomson. Sena-Lino, Pedro (2008). Curso de Escrita Criativa II, Uma Costela de Quem?. Porto: Porto Editora. Queneau, Raymond (s/d). Exercícios de Estilo. Lisboa: Colibri. 2. CARMELO, Luís, Manual de Escrita Criativa, Mem Martins, Publicações Europa-América, 2005. CARDOSO, Paulo Ribeiro, Estratégia Criativa Publicitária, Edições Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2001. WATTS, Nigel, Como Escrever um Romance e Conseguir Publicá-lo, Lisboa, Edições Atena, 2000. CASTELLBLANQUE, Mariano, Manual del redactor publicitario, ESIC editorial, Madrid, 2006. MOISÉS, Massaud, Dicionário de termos Literários, São Paulo, Cultrix, 2004. LAPA, Rodrigues, Estilística da Língua Portuguesa, Lisboa, Seara nova, 1973. LOPES, Ana Cristina e REIS, Carlos, Dicionário de Narratologia, Coimbra, Almedina, 2002.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.