Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Cálculo Matemático

Cálculo Matemático

Código 12674
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Matemática
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como objetivos promover a aprendizagem de conceitos matemáticos, no domínio do cálculo matricial e integral, e o desenvolvimento de competências que permitam ao estudante entender e usar a matemática como uma ferramenta de auxílio na resolução de problemas práticos.

No final da unidade curricular, o aluno deve ser capaz de: comprender os conceitos de continuidade e diferenciabilidade de uma Função Real de Uma Varíavel Real e aplicar os principais resultados sobre Funções Reais de Uma Varíavel Real contínuas e diferenciáveis; resolver problemas envolvendo o Cálculo Integral de Funções Reais de Uma Varíavel Real; aplicar as técnicas básicas de álgebra matricial, incluindo encontrar a inversa de uma matriz invertível e calcular o Determinante de uma matriz; resolver Sistemas de Equações Lineares usando o método de Eliminação de Gauss e a Regra de Cramer.
Conteúdos / Programa 1.Funções Reais de Uma Variável Real: Domínio e Gráfico; Função Exponencial e Logarítmica; Limites e Continuidade; Diferenciação: Regras de derivação; Regra de Cauchy e indeterminações; Teorema de Weierstrass; Diferencial; Extremos;
2. Integração de Funções Reais de Uma Variável Real: Integral Indefinido/Primitiva; técnicas de primitivação; Integral Definido; Teorema Fundamental do Cálculo Integral; Aplicações do Integral Definido;
3. O Conjunto dos Números Complexos: Definição e Exemplos; Representação Geométrica; Operações com Números Complexos;
4. Sistemas de Equações Lineares e Matrizes: Introdução aos Sistemas Lineares; Eliminação Gaussiana; Matrizes e sua álgebra. Matriz Inversa; Matrizes Diagonais, Triangulares e Simétricas;
5. Determinantes: Função Determinante. Métodos de cálculo de Determinantes. Propriedades dos Determinantes; Regra de Cramer.
Bibliografia / Fontes de Informação 1.Principal
Apontamentos de Matemática I. Ana Catarina Carapito, 2005
Matrizes. António Monteiro. Verlag Dashofer, 2010
Introdução à Análise Matemática, J. Campos Ferreira. Fundação Calouste Gulbenkian, 1997
Cálculo Diferencial e Integral em IR e IR^n. Acilina Azenha e Maria Amélia Jerónimo. McGraw-Hill, 1995
2. Complementar
Cálculo, Volumes I e II, James Stewart. Thomson Learning, 2001
Cálculo para Economistas, Cesaltina Pires, McGraw-Hill, 2001
Álgebra Linear, Isabel Cabral, Cecília Perdigão e Carlos Saiago.Escolar Editora, 2008
Álgebra Linear com Aplicações, Howard Anton e Chris Rorres, 2001, 8ª Edição, Bookman
Álgebra Linear como Introdução à Matemática Aplicada, Luís Magalhães, 2004, 9ª Edição, Texto Editora
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Nesta unidade curricular serão desenvolvidos conteúdos de Análise Matemática e Álgebra Linear. Para que o aluno desenvolva as suas competências recorrer-se-á a :
1 -Aulas teóricas onde se descrevem e exemplificam os conceitos inerentes aos conteúdos programáticos;
2 - Aulas teórico-práticas onde são propostos exercícios (de fichas e de testes de anos anteriores) para aplicação dos conceitos ministrados.
3 - Exposição de resoluções de exercícios propostos na sala de aula para consequente análise e discussão.
Métodos e Critérios de Avaliação Avaliação mediante dois testes escritos: Teste 1 (10 valores - 50%); Teste 2 (10 valores - 50%). Concessão de frequência com assiduidade (assistência a, pelo menos, 80% das aulas) e classificação de ensino-aprendizagem maior ou igual a 6 valores. A condição de assiduidade não se aplica a alunos legalmente isentos desse cumprimento, nomeadamente trabalhadores-estudantes, nem a alunos inscritos na unidade curricular no ano letivo anterior.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.