Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Organização e Gestão de Empresas

Organização e Gestão de Empresas

Código 12675
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não se aplica
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Identificar os processos que estão subjacentes à organização das empresas, assim como aprender a definir, descrever, analisar, comparar e identificar questões essenciais que afetam a gestão empresas na atualidade.
No final desta UC o estudante deve ser capaz de:
- aplicar e discutir os conceitos lecionados a situações práticas, sejam exercícios, casos práticos ou ações de pesquisa.
- interagir, decidir e trabalhar em equipa.
- aplicar os conceitos a exercícios e situações práticas, analisar situações e definir conceitos relacionados com a organização empresarial e gestão de empresas

Conteúdos / Programa 1. A GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES
2. A EMPRESA ENQUANTO ORGANIZAÇÃO
3. PLANEAMENTO
4. ORGANIZAÇÃO
5. DIREÇÃO
6. CONTROLO
7. DESAFIOS À GESTÃO
Bibliografia / Fontes de Informação PRINCIPAL
- FERREIRA, M.; SANTOS, J.; REIS, N. e MARQUES, T. (2010); "Gestão Empresarial"; Lidel - edições técnicas, Lda.
- LISBOA, J. e vários (2007); “Introdução à gestão de organizações”; 2ª Ed, Vida Económica.
- TEIXEIRA, S. (1998): “Gestão das Organizações”; McGraw-Hill.
- BODDY, D. (2013): “Management: an introduction”; 6ª edição; Pearson.

COMPLEMENTAR
- DONNELLY, J. Jr. e vários (2000); “Administração – Princípios de Gestão Empresarial”; McGraw-Hill.
- CERTO, S. e CERTO, A. T. (2009); “Modern Management: concepts and skills”; Prentice Hall.
- LINSTEAD, S., FULOP, L. e LILLEY, S.; “Management & Organization: a critical text”; 2nd Edition, Palgrave Macmillan.
- ROBBINS, S. e COULTER, M. (2009); “Management”; Prentice Hall.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As aulas desta UC consistem em duas horas teórico-práticas. Em cada aula realiza-se uma exposição teórica sobre os conceitos e apela-se à participação dos estudantes, quer com questões em aula, quer através da exposição do trabalho feito em casa sobre pesquisa de conceitos. As aulas são acompanhadas com slides e materiais disponibilizados aos estudantes na plataforma Moodle. Depois disso é realizado um trabalho de grupo, em aula, para aplicação dos conceitos com casos práticos, exemplos, pesquisa, etc. O trabalho é para entrega no final da aula. Com esta metodologia o estudante tem a oportunidade de ver refletida a aplicabilidade dos temas e desenvolver competências como trabalho em equipa e espírito crítico. Os testes escritos permitem verificar se o estudante, individualmente, compreendeu os conceitos.
Métodos e Critérios de Avaliação Serão realizadas 2 frequências com as seguintes ponderações:
o 1ª Frequência (37,5%) – 15/11/2018 e 2ª Frequência (37,5%) – 07/01/2019 (6ª feira das 14h às 16h). Os 75% das 2 frequências terão que corresponder a uma nota = 7 valores e presença obrigatória nos dois momentos de avaliação para que o aluno seja avaliado por AP. Limite de faltas para aprovação por frequência e acesso a exame: 50% das aulas contabilizadas pela docente (para os alunos de 2ª fase e de 3ª fase a contar desde a data de entrada).
Serão realizados trabalhos efetuados em grupo, no período da aula, com ponderação de 25%. Em cada TG, os grupos (dos 2 turnos) com as três melhores notas positivas = 14 valores, terão um bónus de 15% (1ª melhor nota), 10% (2ª melhor nota) e 5% (3ª melhor nota).
A Participação em aula – Bónus até 1v.
O aluno será aprovado por AP e dispensado de exame quando: 1ª Freq. (37,5%) + 2ª Freq. (37,5%) + TG (25%) = 9,5 valores com os 75% Freq. = 7 valores; presença obrigatória nas duas Frequências e 50% de presenças contabilizadas.
Para terem acesso a exame terão que ter nota mínima de 6 valores por AP (75% das frequências + 25% dos trabalhos) e um mínimo de assiduidade de 50% de presenças contabilizadas.
O aluno que não tiver nos 75% a nota = 7 valores e não ultrapasse o limite de faltas (50% das presenças contabilizadas), será considerado reprovado por AP, mas poderá ir a exame.
Na ocorrência de nota final = 6 valores e faltas = 50% das presenças contabilizadas, ficará “Não Admitido” a exame.
Para aprovação por exame serão considerados os 25% dos TGA e a nota de exame valerá 75%.
Na realização de exame, para melhoria de nota, será considerada a melhor nota obtida nos dois momentos de avaliação, sem considerar a nota dos trabalhos em aula.

Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.