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Macroeconomia

Código 12676
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Economia
Tipo de ensino Diurno e Presencial
Estágios Não aplicável
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Proporcionar aos futuros licenciados em Gestão um conjunto de conhecimentos teórico-práticos que lhes permitam contextualizar as decisões empresariais dentro da economia envolvente. No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de compreender as principais questões macroeconómicas; distinguir as principais medidas dos agregados macroeconómicos; entender os determinantes do comportamento da economia real e monetária no longo-prazo, nos seus aspectos essenciais (produto, emprego, preços); diferenciar o comportamento de uma economia fechada de uma economia aberta e compreender os determinantes da economia real no curto-prazo. A Unidade Curricular, contribuirá para a aquisição de competências tranversais do aluno ao capacitá-lo de poder de argumentação, conjugado de trabalho em equipa e facilitando a aplicação do conhecimento teórico adquirido à prática.
Conteúdos / Programa Capítulo I: Introdução
1.1 Os Princípios da Economia
1.2 Pensar como um Economista

Capítulo II: Interdependência e os Ganhos do Comércio

Capítulo III: Os Dados na Macroeconomia
3.1 O rendimento de um País
3.2 O Custo de Vida

Capítulo IV: A Economia Real no Longo Prazo
4.1 Produção e Crescimento Económico
4.2 Poupança, Investimento e Sistema Financeiro
4.3 Desemprego

Capítulo V: Moeda e Preços no Longo Prazo
5.1 Crescimento Monetário e Inflação
Bibliografia / Fontes de Informação Mankiw, N. Gregory (2001), Principles of Economics, 2nd edition, Harcourt Publishers
César das Neves, João (1997), Introdução à Economia, 4ª Edição, Verbo
Sequeira, Tiago N. (2007), Sebenta de Exercícios de Macroeconomia I, UBI, Covilhã
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Durante as actividades de ensino-aprendizagem o estudante deve ser capaz de dominar conceitos macroeconómicos e sua aplicação a casos reais.Para cumprimento destes objectivos, são utilizadas as seguintes metodologias ao longo das aulas teórico-práticas:1) Expositivas, para apresentação dos conceitos e quadros teóricos de referência; 2) Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos durante as aulas; 3) Activas, com realização de testes individuais
Métodos e Critérios de Avaliação Realização de três testes com uma ponderação de 1/3 cada. Datas dos testes: 30/10/2017; 04/12/2017; 18/01/2018.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
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