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Complementos de Cálculo Matemático

Código 12679
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Matemática
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências matemáticas já adquiridas, no domínio do cálculo matricial, diferencial e integral, que permitam ao estudante entender e usar a matemática como uma ferramenta de auxílio na resolução de problemas práticos.
No final da Unidade Curricular, o aluno deve ser capaz de: identificar Funções Lineares de Várias Variáveis e resolver problemas práticos que envolvam este tipo de funções;compreender a noção de Limite de uma Função Real de Várias Variáveis num ponto; compreender a noção de uma Função Real Contínua de Várias Variáveis;calcular Derivadas Parciais e usá-las para resolver problemas práticos;aplicar o Método dos Multiplicadores de Lagrange em problemas de extremos;resolver problemas práticos envolvendo o Cálculo Integral de Funções de Várias Variáveis.
Conteúdos programáticos 1. Espaços Vectoriais: Definição e Exemplos; Subespaços e Conjuntos Geradores; Independência Linear; Base e Dimensão;
2. Funções Lineares de Várias Variáveis Reais: Definição e Exemplos; representação matricial de uma função linear de várias variáveis; Vectores e Valores Próprios;
3. Funções Reais de Várias Variáveis Reais: Domínios e sua representação geométrica; Limites e Continuidade; Derivadas Parciais; Diferenciabilidade e Plano Tangente; Regra da Cadeia; Extremos; Método dos Multiplicadores de Lagrange;
4. Integração de Funções Reais de Várias Variáveis Reais.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Classificação final: teste global de aferição ou média aritmética de dois testes escritos parciais, exclusivamente.
(É obrigatória a inscrição prévia nos testes, até 8 dias antes).

Cada teste escrito parcial é cotado para 20 valores.

O teste global de aferição é cotado para 6 valores. Esta prova é cotada para 6 valores, porque tem apenas como objectivo aferir se o aluno está na posse dos conhecimentos mínimos necessários para ser admitido a exame.

Não-admitido a exame: os alunos com classificação final < 5 valores não são admitidos a exame.
Frequência: os alunos com classificação final >= 5 valores.

Datas dos testes:
1º teste: 9 de Abril.
2º teste e teste global de aferição: 31 de Maio.

Atendimento
Eduardo Castro
Ter.: 16h-18h. Os alunos do 2º e 3º anos, com aulas entre as 16h-18h (Ter.), podem ser atendidos às 15h ou 18h (Ter.). O atendimento requer marcação prévia, pessoalmente ou por email.
Fernando Pereira
Ter. e Qui.: 10h-12h
Gab. Mat., FCSH, Piso 3
Bibliografia principal 1. Principal:
-Apontamentos de Matemática I, Ana Catarina Carapito, 2005.
-Textos de Apoio sobre Espaços Vectoriais e Aplicações Lineares, Rogério Serôdio.
-Introdução à Álgebra Linear, Reginaldo Santos (2010).
-Álgebra Linear, Isabel Cabral, Cecília Perdigão e Carlos Saiago. Escolar Editora, 2008.
-Cálculo Diferencial e Integral em R e Rn . Acilina Azenha e Maria Amélia Jerónimo. McGraw-Hill, 1995
2. Complementar:
-Álgebra Linear com Aplicações, Howard Anton e Chris Rorres, 2001, 8ª Edição, Bookman.
-Cálculo para Economistas, Cesaltina Pires, McGraw-Hill, 2001.
-Cálculo, Volumes I e II, James Stewart, Thomson Learning, 2001.
Applied Mathematics for Business, Economics and Social Sciences, Frank S. Budnick,
McGraw-Hill, 1993.
-Funções Reais definidas em Rn: Exercícios e Aplicações, António Cerqueira e Paulo Vasconcelos, Litexa Editora, 1996.
-Introdução à Análise Matemática, J. Campos Ferreira, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
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