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Contabilidade de Gestão

Código 12682
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Contabilidade
Tipo de ensino Presencial.
Estágios n.a.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Espera-se que os alunos desenvolvam um espírito crítico, capacidade de investigação, capacidade de decisão, capacidade de aplicar os conhecimentos na prática. Espera-se que os alunos compreendam em que medida a contabilidade de gestão suprime insuficiências da contabilidade financeira e constitui a base do controlo orçamental, consigam reclassificar custos por natureza em custos por destino, compreendam as implicações da adopção de diferentes sistemas de custeio, consigam efectuar a imputação correcta de custos quer aos produtos/serviços, quer ao período, percebam como definir bases de imputação e métodos de imputação de gastos gerais de fabrico (GGF) e consigam apurar o custo industrial em diversos contextos.
Conteúdos / Programa 1 - INTRODUÇÃO
2 - CONCEITOS FUNDAMENTAIS
3 - APURAMENTO DO CUSTO INDUSTRIAL
4 - CENTROS DE CUSTO
5 - SISTEMAS DE CUSTEIO
6 - ANÁLISE CUSTO - VOLUME - RESULTADOS
Bibliografia / Fontes de Informação CAIADO, A. C. P. (2015), Contabilidade Analítica e de Gestão, ÁREAS Editora, 8ª Edição. ISBN: 9789898058898

Datar, S.M., & Rajan, M.V. (2017). Horngren's Cost Accounting: A Managerial Emphasis (16th Ed.). Essex, England: Pearson Education Limited. ISBN: 9781292211541

Horngren, CT., Sundem, G.L., Schatzberg, J.O., & Burgstahler, D. (2013). Introduction to Management Accounting (16th Ed.). Essex, England: Pearson Education Limited.

Franco, V., Oliveira, A., Morais, A., Oliveira, B., Lourenço, I.C., Major, M.J. de Jesus, M.A., e Serrasqueiro, R. (2008). Temas de Contabilidade de Gestão: Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão (4ª Edição). Lisboa: Livros Horizonte. ISBN: 9789722416467

Nabais, F., e Nabais, C. (2016). Prática de Contabilidade Analítica e de Gestão. Lisboa: Edições Lidel. ISBN: 9789727579983

Vieira, J., Ferreira, D., Vicente, C., Asseiceiro, J., e Caldeira, C. (2014). Contabilidade de Gestão: Estratégia de Custos e de Resultados. Lisboa: Rei dos Livros. ISBN: 9789898305602

Ferreira, D., Vicente, C., Asseiceiro, J., Vieira, J., e Caldeira, C. (2016). Contabilidade de Gestão - Casos Práticos Vol. I: Estratégia de Custos e de Resultados. Lisboa: Rei dos Livros. ISBN: 9789898823168

Ferreira, D., Vicente, C., Asseiceiro, J., Vieira, J., e Caldeira, C. (2016). Contabilidade de Gestão - Casos Práticos Vol. 2: Estratégia de Custos e de Resultados. Lisboa: Rei dos Livros. ISBN: 9789898823274
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas A metodologia de ensino possibilita atingir os principais objetivos definidos para este curso. As fichas prática individuais permitem que os alunos, de forma contínua, compreendam as principais diferenças entre as abordagens tradicionais e baseadas em atividades e entendem como definir critérios de imputação, bem como aplicar métodos alternativos de imputação de custos e calcular os custos de produção de bens e serviços em vários contextos. Os testes escritos permitem verificar se os alunos alcançaram competências em termos de compreensão e aplicação dos métodos aprendidos.
Métodos e Critérios de Avaliação No processo de avaliação serão considerados os seguintes elementos:
• Fichas práticas individuais – Periodicamente, serão fornecidas aos alunos fichas práticas (individuais) que o aluno deverá resolver em casa e entregar no prazo de uma semana. Este sistema visa garantir que os alunos vão acompanhando a matéria leccionada ao longo do semestre. A ponderação na classificação final é de 10%. A nota de cada ficha será 0 (Devido a qualquer tipo de falha) OU 20 (Ficha TOTALMENTE certa). Qualquer atraso na entrega da ficha originará uma penalização na nota de 10% por cada dia.
• Prova escrita, a realizar a meio do semestre e cuja ponderação na classificação final é de 30%. (9 Novembro)
• Teste Global a realizar no final do semestre e que incidirá sobre a globalidade da matéria, daí a ponderação associadas de 60% na classificação final. (11 Janeiro)

No sentido de lhes ser atribuída frequência e portanto poderem ter acesso aos exames, os alunos deverão assistir a pelo menos 50 % das aulas ministradas ao longo do semestre lectivo, obter uma Classificação de Ensino Aprendizagem mínima de seis valores e entregar TODAS as fichas práticas individuais devidamente resolvidas.

Qualquer outra situação será analisada à luz das “regras gerais de avaliação de conhecimentos” da universidade.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
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