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Contabilidade de Gestão

Código 12682
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Contabilidade
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Esta UC tem como objectivo proporcionar um conhecimento alargado das principais abordagens e ferramentas de contabilidade de gestão, imprescindíveis para uma boa gestão das organizações. No final o aluno deverá ser capaz de:
1 – Diferenciar Contabilidade Financeira de Contabilidade de Gestão;
2 – Identificar e descrever as funções de um sistema de contabilidade de Gestão e apreender os seus conceitos básicos;
3 - Utilizar e adaptar um sistema de registo e coordenação de contas de Contabilidade Analítica;
4 - Calcular os custos da produção, com diferentes sistemas de custeio, e valorizar as existências finais;
5 - Discutir os métodos de imputação de custos aos produtos;
6 - Compreender a problemática dos encargos indirectos;
7 - Explicar as diferenças entre custeio total e variável;
8 - Usar a informação contabilística no apoio às decisões de curto prazo.
Conteúdos / Programa CAPITULO I – INTRODUÇÃO
CAPITULO II – CUSTOS: CONCEITOS E COMPORTAMENTO
CAPITULO III – SISTEMAS DE CUSTEIO TRADICIONAIS
CAPITULO IV – ALGUNS ASPECTOS PARTICULARES
CAPITULO V – A PROBLEMÁTICA DOS CUSTOS INDIRECTOS
CAPITULO VI – OUTRAS ABORDAGENS DA CONTABILIDADE DE GESTÃO
Bibliografia / Fontes de Informação CAIADO A. (2008), Contabilidade Analítica e de Gestão, 4ª Ed, Áreas Editora, Lisboa. (EG-2.2/000106)
DRURY C. (2008), Management and Cost Accounting, 7th Edition, South-Western, CENGAGE Learning (EG-2.2/000092)
HORNGREN C. T., DATAR S. M., & RAJAN M.V., (2012), Cost Accounting: A Managerial Emphasis, 14ª Ed., Pearson Education (9ª Ed - EG 2.2 / 000085).
INNES J. E MITCHELL F., (2002), Custeio Baseado em Actividades – Um Guia Prático, Monitor.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente, partindo de casos práticos mais simples para casos práticos cada vez mais complexos. Esta estratégia de aprendizagem é também seguida no que diz respeito às várias ferramentas de controlo de gestão, sendo primeiro apresentadas e discutidas ferramentas mais simples e, gradualmente, apresentadas e discutidas ferramentas mais complexas.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
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