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Comportamento Organizacional

Código 12683
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Ensino presencial
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Apresentar e consolidar a dimensão estratégica da gestão de recursos humanos.
Permitir a aprendizagem dos processos motivacionais e da cultura organizacional.
Apresentar em toda a sua profundidade as actividades da gestão de recursos humanos (para atrair, manter e desenvolver o capital humano. O aluno deve elaborar e aplicar planos de motivação, identificando e respeitando os condicionantes individuais, grupais, culturais e de liderança.
Identificar as actividades mais importantes da gestão de recursos humanos e operacionalizá-las de forma a representarem uma mais valia para a organização.
Identificar e aplicar as metodologias mais relevantes para atrair o capital humano necessário (recrutamento e selecção), mantê-lo (recompensas e evolução na carreira) e desenvolvê-lo (formação).
Aplicar metodologias de controlo, nomeadamente o balanço social, e cálculo dos indicadores mais relevantes: absentismo e turnover.
Conteúdos / Programa 1- INTRODUÇÃO
1.1- Conceito e objectivos da Gestão de Recursos Humanos
1.2- As tecnologias de informação na Gestão de Recursos Humanos
1.3- A Gestão Administrativa e Gestão Estratégica dos Recursos Humanos
1.4- Função partilhada
1.5- Grupos e equipas de trabalho
1.6- A liderança, principais perspectivas
2- O COMPORTAMENTO E A CULTURA DA EMPRESA
2.1 - O comportamento no trabalho
2.2 - Teorias da motivação
2.3- Os determinantes da motivação
2.4- Noções de cultura da empresa
3- ACTIVIDADES DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
3.1- Organização do departamento de recursos humanos
3.2- Planeamento de recursos humanos
3.3- Recrutamento e selecção
3.4- Análise, descrição e qualificação de funções
3.5- Planeamento e gestão de carreiras
3.6- Avaliação de desempenho
3.7- Formação e desenvolvimento profissional
3.8- A comunicação na organizaçao
3.9- Compensações e incentivos
4- AUDITORIA
4.1- Absentismo
4.2- "Turnover"
4.3- Balanço social.
Bibliografia / Fontes de Informação BANCALEIRO, J. (2003) - "Estórias vividas", EditoraRH, Lisboa.
BATEMAN T.S e SNELL S.A. (2007) – “Administração, liderança e colaboração no mundo competitivo”, (7ªEd.), McGraw-Hill.
CAMARA, P.B., GUERRA, P.B. e RODRIGUES, J.V. (2007) – “Novo Humanator”, Publicações D. Quixote, Lisboa.
CUNHA, M.P., REGO, A., CUNHA, R.C., CARDOSO, C.C. - (2007) “Manual de Comportamento Organizacional e Gestão”, (6ªEd.), Editora RH, Lisboa.
CUNHA, M.P., REGO, A., CUNHA, R.C., CARDOSO, C.C., MARQUES, C.A. e GOMES, J.F.S. (2010) – “Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano”, Sílabo, Lisboa.
DONNELY, H.D., GIBSON, J.L., IVANCEVIC, J.M.(2000) - "Administração, principios de gestão empresarial" (10º Ed.), McGraw-Hill, Lisboa.
HOFSTEDE, G. (1997) – “Culturas e organizações”, McGraw-Hill, Lisboa.
LUNDY, O. e COWLING A. (1996) - "Strategic human resource management", Routledge, London.
PERETTI, J.M.(2004)- “Recursos humanos”, (3ªEd.), Edições Sílabo, Lisboa.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As aulas são teórico-práticas, constituídas por uma parte com exposição teórica pelo docente com recurso ao powerpoint (os alunos recebem o material pedagógico para acompanhamento da aula em papel ou através da intranet da UBI); uma outra parte com exposição, análise e discussão de casos práticos (também previamente entregue aos alunos); finalmente são apresentadas questões ou exercícios para se resolverem na sala de aula (algumas vezes, e mediante aviso prévio, a resposta a estes casos/exercícios é considerada para a avaliação final dos alunos).
Os casos práticos ou exercícios, por vezes, são resolvidos em casa e entregues via email ao docente.
Métodos e Critérios de Avaliação Dois testes escritos, trabalhos individuais e a qualidade da participação nas aulas,observando-se as seguintes ponderações: - Teste escrito 1: 45% (13/11/2017); - Teste escrito 2: 45% (09/01/2018); - Trabalhos individuais e participação nas aulas: 10%. Os trabalhos individuais (10%) serão disponibilizados pelo docente (nas aulas em papel ou através do e-conteúdos). Estando o aluno em regime especial de avaliação (Ex. trabalhador estudante ou outro previsto na legislação), os trabalhos em sala de aula serão substituídos por trabalhos individuais a indicar pelo docente. A classificação obtida (a média ponderada dos vários momentos de avaliação) será considerada a Classificação Ensino Aprendizagem (CEA). Em tudo o restante (notas minimas, regras para determinação das classificações ou regimes excepcionais de ensino) aplicam-se as normas internas, bem como, a lei geral do Ensino Superior Universitário. Observações
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
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