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Fundamentos de Marketing

Código 12685
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Marketing
Pré-requisitos Não tem
Tipo de ensino Presencial
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Contextualizar o papel que a função Marketing, deve assumir na gestão das empresas, enfatizando a importância do trabalho conjunto entre o marketing e todas as outras funções da empresa. Fornecer aos alunos informação necessária e actualizada tendo em vista a compreensão e a tomada de decisão em Marketing.
Compreender a terminologia inerente à disciplina de Marketing
Perceber, num contexto organizacional e no meio envolvente altamente competitivo e turbulento da actualidade, o papel desempenhado pelo Marketing nas organizações,
Dominar a aplicabilidade e utilidade dos conceitos e técnicas de marketing
Perceber a importância da prática do Marketing ser conduzida de forma ética e socialmente responsável
Desenvolver competencias de trabalhar em grupo e saber aproveitar as sinergias daí resultantes
Desenvolver competencias de comunicação através da apresentação de relatórios objectivos e com a estrutura adequada
Estimular nos alunos o gosto pela pesquisa e pela consulta de bibliografia especializada.
Conteúdos / Programa I – PARTE – Conceitos e tarefas do marketing

1 – Perspectivas do Marketing no século XXI
2 – Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing

II – PARTE – Procura de oportunidades de marketing

3 – Análise do meio envolvente de marketing
4 – Sistemas de informação e a investigação de marketing

III PARTE – A conexão com os clientes

5 – Satisfação, valor e fidelidade do cliente
6 – Análise dos mercados consumidores e o comportamento de compra
7 – Análise do mercado industrial
8 – O processo de segmentação do mercado, selecção do mercado alvo e o posicionamento.



Bibliografia / Fontes de Informação --- KOTLER, Philip e Keller, Kevin Lane (2012); “Marketing Management”, 14ª edição, Prentice Hall

Outra bibliografia:

- ETZEL, Michael; Walker, Bruce e Stanton, William (2007); “Marketing”, 14ª edição, McGraw Hill
- LINDON, Denis; Lendrevie, Jacques; Lévy, Julien; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Joaquim; (2004); “Mercator XXI – Teoria e prática do marketing”; Dom Quixote
- CANNON, Joseph; Perreault Jr., William e McCarthy, Jerome (2008); “Basic Marketing”, 16ª edição, McGraw Hill


Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As metodologias de ensino aprendizagem estão centradas no aluno, verificando-se a intervenção do docente na exposição das matérias teóricas da disciplina, onde serão apresentados e desenvolvidos os conceitos teóricos aliados a exemplos práticos. Na componente mais prática da unidade curricular os alunos terão um papel mais interventivo na apresentação oral e escrita dos casos práticos individuais e trabalhos de grupo.
As aulas teóricas permitem aquisição de conceitos. As aulas práticas, tendo por base os estudos de caso, permitem o desenvolvimento de capacidades analíticas. O acompanhamento da realização dos trabalhos de grupo permite capacitar os alunos para a sua elaboração. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos de grupo, permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas.


Realização de trabalho de grupo (Plano de marketing)
Uma forma eficaz de ajudar os alunos a aprender marketing é através do estudo de uma empresa, produto ou marca, que constituirá o tema para o trabalho de grupo. A ideia deste trabalho foi concebida para realizar tal tarefa.
Nas primeiras aulas divide-se a turma em grupos, pede-se que cada grupo decida sobre uma empresa, produto, ou marca que deseja analisar. Durante o decurso do semestre, cada um dos elementos do projecto de marketing, será coordenado com o capítulo do livro de texto. O docente revê cada apresentação e sugere áreas de melhoria, para estudo mais detalhado, se estiver aceitável o estudante para avançam para a próxima fase de desenvolvimento.
Os alunos podem usar as bases digitais disponíveis na Universidade
No final do semestre, cada grupo deve apresentar o seu projecto de marketing a toda a turma.
Realização de um teste de avaliação
O teste de avaliação tem a ver com a necessidade do aluno estudar a bibliografia especializada e tomar conhecimento dos conceitos e técnicas de marketing.
Realização de trabalhos individuais
Pretende-se com os trabalhos individuais, orientar os alunos na apresentação de relatórios objectivos e com a estrutura adequada

O acompanhamento da elaboração dos trabalhos será feito nas aulas práticas e nas horas tutoriais.

Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
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