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Estratégia Empresarial

Código 12689
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Ensino presencial
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Transmitir um conjunto de conceitos, instrumentos e técnicas de análise, que permita aos alunos compreender e alargar o seu leque de conhecimentos nesta área científica Conhecer e dominar as principais ferramentas de análise estratégica empresarial; Analisar do ponto de vista estratégico uma empresa e/ou sector; e Desenvolver competências ao nível da análise de estudos de caso e investigação básica.
Conteúdos / Programa I. Domínio e Especificidade da Estratégia Empresarial
1.1 - Evolução do Pensamento Estratégico
1.2 - Estrutura das Decisões Empresariais
1.3 - Gestão Estratégica e Gestão Corrente
II. Planeamento Estratégico
2.1 - Conceito de Planeamento/Pensamento Estratégico
2.2 - Modelo de Planeamento Estratégico Aplicado
III. Análise Estratégica
3.1 - Estratégia Competitiva: Conceitos Centrais
3.2 - Estratégias Competitivas Genéricas
3.3 - Modelos de Análise da Concorrência e Carteira de Negócios
3.4 - Análise Estrutural de um Sector Industrial
IV. Estratégias Competitivas em Meios Industriais Genéricos
V – Estratégias de Internacionalização
3.1 - Introdução
3.2 - Natureza da Estratégia de Internacionalização
3.3 - Formas Básicas de Internacionalização
3.4 - Adaptação e Estandardização
3.5 - Integração Vertical
3.6 - Evolução da Estratégia de Internacionalização
Bibliografia / Fontes de Informação ANSOFF, I. (1965), Estratégia Empresarial, Ed. McGraw-Hill, S. Paulo;
CARDOSO, L. (1995), Gestão Estratégica das Organizações; Verbo, Lisboa;
DESS, G., LUMPKIN, G.T. & EISENER, A. (2007), Strategic Management, Creating competitive advantages, McGraw-Hill,Irwin.
DÉTRIE, J-P et al. (1993), Strategor - Estratégia, Estrutura, Decisão, Identidade, Política Global de Empresa, Lisboa, D. Quixote;
FREIRE, A (1997), Estratégia: Sucesso em Portugal, Edições Verbo.
GODET, M. (1993), Manual de Prospectiva Estratégica; Dom Quixote, Lisboa.
GOODSTEIN, L. (1992), Applied Strategic Planning: A Comprehensive Guide, San Diego; Pfeiffer.
HELFAT, C. E, FINKELSTAIN, S., MITCHELL, W., PETERAF, M., SINGH, H., TEECE, D. WINTER, S. (2007), Dynamic Capabilities: Understanding Strategic Change in Organizations, Blackwell Publishing, UK.
HITT, M., IRELAND, R. & HOSKISSON, R. (2005), Strategic Management: Competitiveness and Globalization, 4th Edition, Thompson, UK.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As aulas estão organizadas combinando duas técnicas de ensino complementares: (i) aulas de exposição e discussão (são apoiadas por slides e ainda por casos práticos usados para motivar a discussão, bem como outro material de apoio disponibilizado através da plataforma E-conteúdos); (ii) aulas práticas e orientadas (são orientadas para a realização em grupo de um trabalho de investigação com caso prático escrito sobre a estratégia de uma empresa real, apresentado e defendido por cada grupo de trabalho). A avaliação de conhecimentos integra três componentes: participação nas aulas e assiduidade; realização de um trabalho com aplicação prática em grupo; e prova individual.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
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