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Marketing Operacional

Código 12690
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Marketing
Tipo de ensino Presencial.
Estágios n.a.
Objectivos de Aprendizagem A disciplina pretende fornecer uma ampla perspetiva da Gestão de marketing, no meio envolvente atual, bem como indicar como operacionalizar os conceitos e implementar as ferramentas adequadas ao nível do marketing mix.
Pretende-se dotar o aluno de competências genéricas e específicas essenciais para quando ingressarem no mercado de trabalho. Em termos gerais espera-se que desenvolvam um apurado sentido crítico, que gerem e discutam novas ideias, que aprendam a trabalhar em equipa e que sejam capazes de resolver problemas empresariais. Especificamente, espera-se que defendam a importância do papel que a função Marketing deve assumir na gestão das empresas; que distingam claramente a função estratégica e a função operacional do marketing; e que saibam aplicar os conhecimentos acerca do marketing mix na simulação da implementação de políticas ao nível do produto, do preço, da distribuição e da comunicação.
Conteúdos programáticos 1. O Produto
1.1. Conceitos Relacionados com o Produto
1.2. Desenvolvimento de Novos produtos
1.3. Ciclo de Vida do Produto
1.4. Os Serviços
2. O Preço
2.1. Determinantes do Preço
2.2. Estratégias de Preço
2.3. Etapas da Decisão do Preço
2.4. Tipos de Preço
3. A Distribuição
3.1. Atividades da Distribuição Física
3.2. Funções dos Canais
3.3. Níveis e Fluxos
3.4. Processo de Seleção do Canal
4. A Comunicação
4.1. A Comunicação Integrada de Marketing
4.2. Ferramentas da Comunicação de Marketing
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Avaliação Contínua
O aluno pode optar pela avaliação contínua, que tem como principal objetivo incentivar a participação e a frequência às aulas.
A nota final é obtida pela ponderação dos seguintes critérios:
- Tarefas a realizar durante o semestre - 40%
Parte I (Produto e Preço - Arminda do Paço). Realização de 2 casos práticos em sala de aula (10%+10%)
Parte II (Distribuição e Comunicação - Vítor Figueiredo). Realização de 2 tarefas (10%+10%)
- 2 Frequências - 60%
Parte I (Produto e Preço - Arminda do Paço). Teste 1 (30%). Data proposta 12/04 das 11-13h.
Parte II (Distribuição e Comunicação - Vítor Figueiredo). Teste 2 (30%). Data a definir pelo diretor de curso (30/05 das 14-16h).
A nota mínima de acesso ao exame é de 6 valores.
Avaliação Por Exame
- Exame - 100%
Bibliografia principal Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Ed. Dom Quixote.
Cannon, J., Perreault Jr., W., McCarthy, J. (2008). Basic Marketing, 16ª ed., McGraw-Hill.
Etzel, M., Walker, B., Stanton, W. (2007). Marketing, 14ª ed., McGraw-Hill.
Kotler, P., Armstrong, G., (2009). Principles of Marketing, 13ª ed., Prentice-Hall.
Kotler, P., Keller, K.L. (2006). Administração de Marketing, 12ª ed., Prentice Hall.
Kotler P., Keller, K.L. (2016). Marketing Management, 15ª ed., Upper Saddle River, Pearson Education.
Lindon, D., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., Rodrigues, J. (2015). Mercator XXI – Teoria e prática do marketing. Dom Quixote.

Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
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