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Marketing Operacional

Código 12690
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Marketing
Tipo de ensino Presencial.
Estágios n.a.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem A disciplina pretende fornecer uma ampla perspetiva da Gestão de marketing, no meio envolvente atual, bem como indicar como operacionalizar os conceitos e implementar as ferramentas adequadas ao nível do marketing mix. Pretende-se dotar o aluno de competências genéricas e específicas essenciais para quando ingressarem no mercado de trabalho. Em termos gerais espera-se que desenvolvam um apurado sentido crítico, que gerem e discutam novas ideias, que aprendam a trabalhar em equipa e que sejam capazes de resolver problemas empresariais. Especificamente, espera-se que defendam a importância do papel que a função Marketing deve assumir na gestão das empresas; que distingam claramente a função estratégica e a função operacional do marketing; e que saibam aplicar os conhecimentos acerca do marketing mix na simulação da implementação de políticas ao nível do produto, do preço, da distribuição e da comunicação.
Conteúdos / Programa 1. O Produto
1.1. Conceitos Relacionados com o Produto
1.2. Desenvolvimento de Novos produtos
1.3. Ciclo de Vida do Produto
1.4. Os Serviços
2. O Preço
2.1. Determinantes do Preço
2.2. Estratégias de Preço
2.3. Etapas da Decisão do Preço
2.4. Tipos de Preço
3. A Distribuição
3.1. Atividades da Distribuição Física
3.2. Funções dos Canais
3.3. Níveis e Fluxos
3.4. Processo de Seleção do Canal
4. A Comunicação
4.1. A Comunicação Integrada de Marketing
4.2. Ferramentas da Comunicação de Marketing
Bibliografia / Fontes de Informação Cannon, Joseph; Perreault Jr., William e McCarthy, Jerome (2008). “Basic Marketing”, 16ª edição, McGraw-Hill.
Etzel, Michael; Walker, Bruce e Stanton, William (2007). “Marketing”, 14ª edição, McGraw-Hill.
Kotler, Philip e Armstrong, Gary, (2009). “Principles of Marketing”, 13ª ediçao, Prentice-Hall.
Kotler, Philip e Keller, Kevin Lane (2006). “Administração de Marketing”, 12ª edição, Prentice Hall.
Kotler, Philip e Keller, Kevin Lane (2009). “Marketing Administration”, 13ª edição, Prentice Hall.
Lindon, Denis; Lendrevie, Jacques; Lévy, Julien; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Joaquim (2004). “Mercator XXI – Teoria e prática do marketing”; Dom Quixote.

Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As aulas funcionam em regime teórico-prático. Ao longo do semestre são apresentados os conteúdos teóricos, incentivando-se os alunos a intervir nas aulas. No final de cada subcapítulo é disponibilizada ao aluno uma tarefa que pode consistir na resolução de casos práticos, procura de casos reais, investigação de um problema, etc. Esta componente realizada na aula tem uma bonificação que poderá ir até 1 valor a adicionar à classificação final. São também fornecidas as bases teóricas e práticas necessárias para a elaboração do trabalho de grupo.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
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