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Gestão da Informação

Código 12693
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não
Objectivos de Aprendizagem Contextualizar o papel que as funções Gestão de Dados, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento, devem assumir na gestão das empresas, enfatizando a importância do trabalho conjunto entre o Marketing e todas as outras funções da empresa, Familiarizar o aluno com a terminologia inerente à disciplina de Gestão da Informação, Sensibilizar o aluno para o papel desempenhados pela Informação e Conhecimento, no meio envolvente altamente competitivo e turbulento da atualidade, Explicar a aplicabilidade e utilidade dos conceitos e técnicas de relacionadas com a informação e o conhecimento Salientar a importância das práticas desta área serem conduzidas de forma ética e socialmente responsável, Desenvolver nos alunos a capacidade para trabalhar em grupo e para aproveitar as sinergias daí resultantes, Orientar os alunos na apresentação de relatórios objectivos e com a estrutura adequada Estimular nos alunos o gosto pela pesquisa e pela consulta de bibliografia especializada.
Conteúdos programáticos Cap 1. Conceitos fundamentais
1.1. Dados
1.2. Informação
1.3. Conhecimento
1.4. Sabedoria
1.5. Introdução à teoria dos sistemas
Cap 2. Sistemas de informação de Marketing
2.1. Definição de sistema de informação
2.2. Tecnologias de informação aplicadas ao Marketing
2.3. Dados de Marketing
2.4. Necessidades de informação em Marketing
2.5. Business intelligence
2.6. Tipos de sistemas de informação de Marketing e suas utilidades
2.6.1. Sistema de registos internos
2.6.2. Sistema de Intelligence de Marketing
2.6.3. Sistema de pesquisa de Marketing
2.6.4. Outros sistemas de informação de Marketing
Cap 3. Gestão dos dados de Marketing
3.1. Sobrecarga de dados
3.2. O Data Mining
Cap 4. Gestão da informação de Marketing
4.1. Atributos de qualidade da informação
4.2. Introdução ao valor da informação
4.3. Implicações da informação na estratégia e na operacionalização do Marketing
4.4. Tecnologias de informação de apoio ao Marketing
Cap 5. Gestão do conhecimento de Marketing
5.1. Gestão do Conhecimento de marketing
5.2. Modelos de Gestão do Conhecimento
5.3. O conhecimento e o Marketing das organizações
5.4. Criação de conhecimento
5.5. Aprendizagem organizacional
5.6. Memoria das organizações
5.7. Transferência e partilha de conhecimento
5.8. Utilização do conhecimento e a sabedoria das organizações
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Os alunos serão avaliados na disciplina de forma a estimular a sua auto-aprendizagem, valorizando o trabalho desenvolvido, dentro e fora da sala de aula. Parâmetros de avaliação: - Realização de um teste de avaliação a realizar em 4 de Abril de 2019 - 20% da nota final - Realização de um teste de avaliação a realizar em 5 de Junho de 2019 - 40% da nota final - O exame de época normal está marcado para 19 de junho e o de época de recurso para 4 de julho. - Realização de 2 trabalhos de grupo - 40% da nota final (Todos os grupos devem preparar uma apresentação oral do trabalho e estar preparados para o discutir na aula) - Os alunos não podem ter mais de 5 faltas para aprovarem na época de Ensino-aprendizagem, excepto se forem alunos com estatutos especiais. Para aceder a exame terão que ter 50% da assiduidade e nota mínima de 6 valores. - O aluno para obter aprovação na fase de aprendizagem deverá ter a nota mínima de 7 valores no teste de avaliação e nos trabalhos de grupo.
Bibliografia principal ? Dalkir, Kimiz (2017); “Knowledge Management in Theory and Practice”, 3º edição, The MIT Press
? Bocij, Paul; Greasley, Andrew e Hickie, Simon (2015); “Business Information Systems”, 5ª edição, Financial Times Management, London
? Davenport, Thomas H. e Prusak, Laurence (1998) Working Knowledge – How organizations manage what they know, Harvard Business School Press, Boston
? Hislop, Donald (2009); “Knowledge Management in Organizations”, 2ª edição, Oxford University Press
? Kroenke, David (2009); Using MIS, 2 ed., Pearson Education
? Nonaka, Ikujiro e Takeuchi, Hirotaka (1995) The Knowledge-creating company: How Japanese companies create the dynamics of innovation, Oxford University Press, Oxford
? OZ, Effy (2009) - "Management Information Systems", Thomson Learning, 9th Edition, ISBN 0-7600-1091-9
? Talvinen, Jari M. (1995) Information systems in Marketing - Identifying opportunities for new applications, European Journal of Marketing, Vol. 29 No. 1, pp. 8-26.
? Wierenga, Berend; Bruggen, Gerrit (2000) - Marketing Management Support Systems, Principles, Tools and Implementation. International Series in Quantitative marketing. Kruwer Academic Publishers.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
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