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Gestão da Informação

Código 12693
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como objetivo proporcionar aos alunos elementos que lhes permitam reconhecer a utilização de sistemas de informação como elemento estruturante da gestão das empresas, fator de sustentação de vantagens competitivas e desenvolvimento de novos modelos de negócio assentes em sistemas de informação. Tem por objetivo também dar a conhecer as capacidades e vantagens dos diferentes sistemas de informação para fornecer elementos de análise para a gestão, bem como o reconhecimento das dificuldades de implementação e impactos nas organizações. Distinguir sistemas de informação de tecnologia de informação.
Enunciar como utilizar as tecnologias de informação como suporte/desenvolvimento de vantagens competitivas.
Reconhecer o conhecimento como um recurso económico valioso e a necessidade da sua gestão.
Identificar os principais sistemas de informação computacionais utilizados na gestão, bem como os seus objetivos e aplicabilidade a tarefas concretas.
Explicar as dificuldades de implementação de sistemas de informação.
Reconhecer a tecnologia como facilitadora do processo de decisão.
Enunciar os desafios colocados na implementação de sistemas de informação internacionais/globais
Analisar uma situação de negócio e definir soluções, em termos de sistemas de informação, que possam melhorar o desempenho da empresa.
Conteúdos / Programa 1 - Gestores e informação
1.1 - A utilidade da informação.
1.2 - Dados, informação e sistemas
1.3 - Sistemas de informação no mundo dos negócios
1.4 - Necessidades de informação e funções dos gestores
1.5 - Níveis hierárquicos e características da informação
1.6 - Utilização de sistemas de informação como vantagem estratégica

2 – Tecnologia de informação ao serviço da gestão
2.1 – Sistemas de apoio às operações
2.1.1 – Sistemas de processamento de transacções
2.1.2 – Sistemas de controlo de processos
2.1.3 - Sistemas de colaboração empresarial
2.2 – Sistemas de apoio à gestão
2.2.1 – Sistemas de informação para a gestão
2.2.2 – Sistemas integrados de gestão
2.2.2.1 – Costumer Relationship Management (CRM)
2.2.2.2 – Enterprise Resource Planning (ERP)
2.2.3 – Sistemas de apoio à decisão
2.2.3.1 – Individuais
2.2.3.2 – Em grupo
2.2.4 - Sistemas de apoio a executivos
2.2.5 - Sistemas periciais
2.3 – Sistemas de comércio electrónico

3 - Sistemas de informação inter-organizacionais e internacionais
3.1 - Informação inter-organizacional
3.1.1 – Integração vertical e horizontal através de sistemas de informação
3.1.2 – Supply Chain Management (SCM)
3.1.3 - Electronic Data Interchange (EDI)
3.2 - Organização de sistemas de informação internacionais
3.3 - Desafios aos sistemas de informação globais.

4 - A Gestão do Conhecimento
4.1 – O conhecimento nas organizações
4.2 – Dimensões da gestão do conhecimento
4.3 – Da informação ao conhecimento
4.4 – Sistemas de gestão de conhecimento

5 - Impacto organizacional e na gestão da empresa dos sistemas de informação
5.1 - Tecnologias de informação e seu impacto na estrutura das organizações
5.2 - Dificuldades de adopção da gestão de informação/conhecimento
5.2.1 - Aspectos organizacionais
5.2.2 – Aspectos culturais
5.2.3 – Impactos éticos e sociais dos sistemas de informação
Bibliografia / Fontes de Informação BACH, Santiago O. (2001) - "A Gestão dos Sistemas de Informação", Centro Atlântico, Lda., 1.ª Edição, Setembro, ISBN 972842641-0

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BODDY, David, BOONSTRA, Albert, KENNEDY, Graham (2002), "Managing Information Systems", Financial Times - Prentice Hall, Pearson Education, Ltd, 1st Edition, ISBN 0-273-65595-7

CHOO, Chun Wei (2003) "Gestão de Informação para a Organização Inteligente", Editorial Caminho SA, Lisboa, ISBN 972-21-1506-5
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GRAY, Paul (1994) - "Decision Support and Executive Information Systems", Prentice-Hall, Inc, ISBN 0-13-235789-5

LAUDON, Keneth C., LAUDON, Jane P. (2002) - "Management Information Systems, Managing the Digital Firm", Prentice Hall, 7th Edition, New Jersey, ISBN 0-13-033066-3
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NONAKA, Ikujiro, TAKEUCHI, Hirotaka (1995) "The Knowledge-Creating Company, How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation", Oxford University Press, New York, ISBN 0-19-509269-4, Capítulo 6

OZ, Effy (2000) - "Management Information Systems", Thomson Learning, 6th Edition, ISBN 0-7600-1091-9
Web Resource: http://www.course.com/sites/oz

RASCÃO, José (2001) - "Sistemas de Informação para as Organizações", Edições Sílabo, 1.ª Edição, Janeiro, ISBN 972-618-244-1

SERRANO, Antóniol, FIALHO, Cândido (2003) "Gestão do Conhecimento - O novo paradigma das organizações", FCA - Editora de Informática, Lda., Lisboa, Janeiro, ISBN 972-722-353-2
Site informativo: http://www.fca.pt

SILVA, Ricardo Vidigal, NEVES, Ana (organizadores) (2003) "Gestão de Empresas na era do conhecimento", Edições Sílabo, Lda., Lisboa, Maio, ISBN 972-618-301-4
Site informativo: http://www.silabo.pt

SPRAGUE, Ralph H., WATSON, Hugh J. (1996) - "Decision Support for Management", Prentice-Hall, Inc, ISBN 0-13-396268-7

TURBAN, Efraim , ARONSON, Jay E. (2000) - "Decision Support Systems and Intelligent Systems", Prentice Hall, 6th Edition, November 14, ISBN: 0130894656
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Exposição oral de conceitos.
Análise e discussão de casos.
Elaboração de trabalhos de análise e síntese com simulação de cenários de aplicação para interligação de conceitos.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
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