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Promoção de Vendas e Publicidade

Código 12694
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Marketing
Tipo de ensino Presencial.
Estágios n.a.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem - Compreender e enfrentar desafios, oportunidades e responsabilidades que se colocam aos responsáveis pela comunicação de marketing
- Obter o conhecimento necessário à definição e implementação de uma estratégia de comunicação integrada de marketing, capaz de comunicar de forma consistente.
Espera-se que os alunos desenvolvam um apurado sentido crítico, que sejam criativos, que aprendam a trabalhar em equipa e que sejam capazes de resolver problemas do âmbito da comunicação de marketing. Especificamente, espera-se que identifiquem desafios, oportunidades e responsabilidades que se colocam aos responsáveis pela comunicação de marketing; que definam uma estratégia de comunicação integrada de marketing, capaz de comunicar de forma consistente as mensagens da organização e das suas marcas; que compreendam a necessidade de coordenar as várias formas de comunicação; e que integrem no processo comunicacional ferramentas como a publicidade, a promoção de vendas e as relações públicas.
Conteúdos / Programa 1. Comunicação Integrada de Marketing: contextualização e planeamento
2. Publicidade
3. Promoção de Vendas
4. Relações Públicas
Bibliografia / Fontes de Informação Belch, George; Belch, Michael (2008). Propaganda e Promoção: uma perspectiva da comunicação integrada de marketing, 7th Ed., McGraw-Hill, São Paulo.
Belch, George; Belch, Michael (2007). Advertising and Promotion: An Integrated Marketing Communications Perspective, 7th Ed., International Edition, McGraw-Hill/Irwin, New York.
Belch, George; Belch, Michael (2001). Introduction to Advertising and Promotion: An Integrated Marketing Communications Perspective, 5th Ed., McGraw-Hill/Irwin, Boston.
Brochand, Bernard; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Joaquim V; De Baynast, A. (2010). Publicitor, Comunicação 360º online-offline, Dom Quixote, Lisboa.
Fill, Chris (2002). Marketing Communications – Contents, Strategies and Applications, 3rd Ed., Prentice-Hall/Financial Times, Harlow.
O’Guinn, T. C.; Allen, C. T.; Semenik, R. J. (2000). Advertising, 2nd Ed., South-Western College Publishing.
Varey, Richard J. (2002). Marketing Communication – Principles and Practice, 1st Ed., Routledge, London.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As aulas funcionam em regime teórico-prático. Ao longo do semestre são apresentados os conteúdos teóricos e no final de cada subcapítulo é disponibilizada ao aluno uma tarefa que pode consistir na resolução de casos práticos, procura de exemplos reais, investigação de um problema, etc. Esta componente realizada na aula tem uma bonificação que poderá ir até 1 valor. São também fornecidas as bases teóricas e práticas necessárias para a elaboração de um trabalho de grupo mais global.
Métodos e Critérios de Avaliação > Trabalho de grupo (40%) + Atividade (15%) + Teste individual (45%)
TRABALHO DE GRUPO
ANÁLISE DE UM PLANO INTEGRADO DE COMUNICAÇÃO (ESTUDO DE CASO)
Propõe-se aos alunos que estudem uma empresa/organização e os seus produtos/serviços e analisem a estratégia atual de comunicação de marketing utilizada. Para tal, podem ser utilizadas todas as fontes ao seu dispor, sem esquecer a possibilidade de entrevistar os responsáveis de marketing da empresa ou dos seus representantes comerciais. Embora seja compreensível que não existe pesquisa capaz de obter todas as informações disponíveis sobre a comunicação da empresa, o estudo deverá refletir um elevado grau de conhecimento da estratégia de comunicação da organização. Por este motivo todos os grupos são encorajados a selecionar uma organização que use as diversas ferramentas da CIM, pois dessa forma terão maior facilidade na obtenção de informações.
Devem explorar as várias fontes de informação à disposição, nomeadamente os relatórios anuais que algumas organizações produzem. Contudo trabalhos que sejam uma “cópia” desses relatórios serão desvalorizados. O trabalho deverá antes fornecer uma análise imparcial (e crítica) sobre a comunicação integrada de marketing da organização.
Depois de completada a pesquisa, deve ser preparada a análise que poderá ter a estrutura que os alunos acharem mais pertinente. De qualquer modo sugere-se que o trabalho aborde pelo menos o seguinte:
1. Descrever a estratégia de comunicação integrada de marketing
2. Definir o target da comunicação
3. Indicar como se posiciona a organização ou posiciona os seus produtos ou serviços
4. Analisar os esforços da CIM (o que pensa que faz corretamente? e incorretamente?)
5. O que faria para melhorar a comunicação se fosse o gestor de marketing nesta organização.

Regras para a realização dos trabalhos:
- Relatório no formato de PPT ou similar. Máximo 20 diapositivos
- Grupos de 3 alunos (enviar email à docente com nº, nome e empresa/organização escolhida)
- Apresentações no dia 16 de abril das 9 às 13h
ATIVIDADE
DESENVOLVIMENTO DE UMA CAMPANHA DE PROMOÇÃO DE VENDAS
Pretende-se que os alunos desenvolvam campanhas de promoção de vendas para produtos específicos de uma empresa/organização. Propõe-se que os alunos utilizem a sua criatividade para, na qualidade de responsáveis pela promoção de vendas e comunicação de uma empresa/organização, aplicarem as técnicas de promoção de vendas apreendidas. Os alunos devem ser capazes de delinear a estratégia de promoção que melhor se adeque à atividade da empresa e às caraterísticas do próprio produto. Uma lista de empresas será posteriormente disponibilizada para que os alunos possam escolher, de acordo com as suas preferências e vivências, a empresa que lhes permita uma melhor aplicação dos seus conhecimentos.
Sugere-se que o trabalho aborde pelo menos os seguintes pontos:
1. Descrever a atividade da empresa e o produto que se pretende promover
2. Definir o objetivo da promoção de vendas
3. Definir o target da promoção
4. Estabelecer a técnica(s) de promoção de vendas mais adequada(s)
4.1 Indicar como desenvolver a(s) técnica(s) e os canais adotados
4.2 Apresentar a duração da campanha e a época desejada para a mesma
4.3 Justificar as opções efetuadas
5. Estabelecer os benefícios face ao custo esperado.

Regras para a realização dos trabalhos:
- Relatório no formato de PPT ou similar. Máximo 10 diapositivos
- Grupos de 3 alunos (enviar email ao docente com nº, nome, data escolhida para apresentação e empresa/organização)
- Apresentações nos dias 29 de maio e 1 de junho (horário da aula).
PROVA ESCRITA DE AVALIAÇÃO
Data prevista 8 de junho (hora da aula).
> A avaliação contínua implica que os alunos tenham um mínimo de 6 valores no conjunto dos trabalhos e do teste e que frequentem 75% das aulas. De igual modo, para obterem aprovação na disciplina deverão obter um valor mínimo de 6 valores na prova escrita.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
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