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Promoção de Vendas e Publicidade

Código 12694
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Marketing
Tipo de ensino Presencial.
Estágios n.a.
Objectivos de Aprendizagem - Compreender e enfrentar desafios, oportunidades e responsabilidades que se colocam aos responsáveis pela comunicação de marketing
- Obter o conhecimento necessário à definição e implementação de uma estratégia de comunicação integrada de marketing, capaz de comunicar de forma consistente.
Espera-se que os alunos desenvolvam um apurado sentido crítico, que sejam criativos, que aprendam a trabalhar em equipa e que sejam capazes de resolver problemas do âmbito da comunicação de marketing. Especificamente, espera-se que identifiquem desafios, oportunidades e responsabilidades que se colocam aos responsáveis pela comunicação de marketing; que definam uma estratégia de comunicação integrada de marketing, capaz de comunicar de forma consistente as mensagens da organização e das suas marcas; que compreendam a necessidade de coordenar as várias formas de comunicação; e que integrem no processo comunicacional ferramentas como a publicidade, a promoção de vendas e as relações públicas.
Conteúdos programáticos 1. Comunicação Integrada de Marketing (CIM)
2. Publicidade
3. Promoção de Vendas
4. Relações Públicas
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação > Trabalho de grupo (40%) + Teste de avaliação (60%) [data a definir pelo diretor de curso]
TRABALHO DE GRUPO
ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING DE UMA ORGANIZAÇÃO
Propõe-se aos alunos que analisem a evolução da comunicação de uma dada organização, com especial enfase na Publicidade, indo aos primórdios da mesma (“do pregão à rede social”). Para tal, podem ser utilizadas todas as fontes ao seu dispor, sem esquecer a possibilidade de recorrer aos responsáveis ou colaboradores da empresa. Devem também fazer uma apresentação sintética da organização (1-2 slides)
Regras para a realização dos trabalhos:
- Relatório no formato PPT. Máximo 30 diapositivos
- Grupos de 3 alunos
- Entrega e Apresentações no dia 10 de maio das 14h às 18h
> A avaliação contínua implica que os alunos tenham um mínimo de 6 valores no conjunto dos trabalhos e do teste. De igual modo, para obterem aprovação na disciplina deverão obter um valor mínimo de 6 valores na prova escrita.
Bibliografia principal Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Ed. Dom Quixote.
Belch, George; Belch, Michael (2014). Propaganda e Promoção: uma perspectiva da comunicação integrada de marketing, 9ª Edição, McGraw-Hill, São Paulo.
Belch, George; Belch, Michael (2018). Advertising and Promotion: An Integrated Marketing Communications Perspective, 11st Edition, International Edition, McGraw-Hill/Irwin, New York.
Belch, George; Belch, Michael (2001). Introduction to Advertising and Promotion: An Integrated Marketing Communications Perspective, 5th Edition, McGraw-Hill/Irwin, Boston.
Brochand, Bernard; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Joaquim V; De Baynast, A. (2010). Publicitor, Comunicação 360º online-offline, Dom Quixote, Lisboa.
Fill, Chris (2002). Marketing Communications – Contexts, Strategies and Applications, 3rd Edition, Prentice-Hall/Financial Times, Harlow.
O’Guinn, T. C.; Allen, C. T.; Semenik, R. J. (2000). Advertising, 2nd Edition South-Western College Publishing.
Tellis, G.J.; Redondo, I. (2002). Estrategias de Publicidad y Promoción, Pearson, Addison Wesley.

Outra Bibliografia:
- Artigos de revistas, jornais e sites da Internet.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
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