Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

Código 12695
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Esta Unidade Curricular tem como objectivo fazer uma introdução ao estudo da Gestão da Qualidade.
No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de discutir o conceito de qualidade, descrever a evolução dos sistemas de gestão da qualidade, explicar os principais contributos dos “gurus” da qualidade, explicar os princípios da gestão pela qualidade total, aplicar as diversas ferramentas ensinadas na aula, identificar os principais agentes do Sistema Português da Qualidade e descrever os propósitos e implicações da certificação.
Conteúdos programáticos 1. Conceitos e Princípios de Qualidade
2. Gestão pela Qualidade Total
3. Controlo da Qualidade
4. Controlo por Amostragem
5. Ferramentas de Melhoria da Qualidade
6. Sistema Português da Qualidade
7. Certificação
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação No processo de avaliação serão considerados os seguintes elementos:

. 1ª Frequência - 40 % - 27 Março
. 2ª Frequência - 60 % - 05 Junho

Serão dispensados de exame os alunos que obtenham uma Classificação de Ensino Aprendizagem mínima de 10 valores. No sentido de lhes ser atribuída frequência e portanto poderem ter acesso aos exames, os alunos deverão assistir a pelo menos 50 % das aulas ministradas ao longo do semestre lectivo e obter uma Classificação de Ensino Aprendizagem mínima de seis valores.

Qualquer outra situação será analisada à luz das “regras gerais de avaliação de conhecimentos” da universidade.
Bibliografia principal Principal:
Pires, António R. (2016). Sistemas de Gestão da Qualidade: Ambiente, segurança, responsabilidade social, indústria e serviços (2ª Edição – revista e atualizada), Lisboa: Edições SÍLABO.

Auxiliar:

Soares, Iolanda e Pinto, Abel (2018). Sistemas de Gestão da Qualidade: Guia para a sua implementação, Lisboa: Edições SÍLABO.

Almeida, L., Ramos, D., Rebelo, M., Santos, M.G.F., Barros, S., Vale, P., e Pereira, M. (2013). Sistemas Integrados de Gestão: Qualidade, Ambiente e Segurança (2ª Edição – revista e atualizada), Lisboa: Publindústria.

Pinto, Abel (2012). Gestão Integrada de Sistemas: Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Lisboa: Edições SÍLABO.

Pereira, Zulema L. e Requeijo, José G. (2008). Planeamento e Controlo Estatístico de Processos. Lisboa: FCT-UNL e Prefácio.

Popescu, M., Mandru, L., Gogoncea, E. (2018). Quality Management and ISO 9001 Requirements: Theory and Applications. Shaker Verlag GmbH, Germany.

Goetsch, D.L., & Davis, S. (2014). Quality
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.