Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

Código 12695
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Presencial
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Esta Unidade Curricular tem como objectivo fazer uma introdução ao estudo da Gestão da Qualidade. No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de discutir o conceito de qualidade, descrever a evolução dos sistemas de gestão da qualidade, explicar os principais contributos dos “gurus” da qualidade, explicar os princípios da gestão pela qualidade total, aplicar as diversas ferramentas ensinadas na aula, identificar os principais agentes do Sistema Português da Qualidade e descrever os propósitos e implicações da certificação.
Conteúdos / Programa 1. Conceitos e Princípios de Qualidade
2. Gestão pela Qualidade Total
3. Controlo da Qualidade
4. Controlo por Amostragem
5. Ferramentas de Melhoria da Qualidade
6. Sistema Português da Qualidade
7. Certificação
Bibliografia / Fontes de Informação A- Livro ou texto base:

Pires, A. Ramos, Qualidade: Sistemas de Gestão da Qualidade, 3ª edição, Edições Sílabo, Lda., Lisboa, 2004.

B- Outros

Bank, John, Gestão da Qualidade Total, Edições CETOP – Centro de Ensino Técnico e Profissional à Distância, Lda., Mem Martins, 1992.
Breyfogle III, Forrest W., Implementing Six Sigma - Smarter Solutions Using Statistical Methods, Hoohn Wiley & Sons, Inc., New York, 1999.
Day, Ronald G., Quality Function Deployment - Linking a Company with its Customers, ASQ Quality Press, Milwakee, 1993
EFQM, The EFQM Excellence Model (Versão Portuguesa), EFQM
Fey, R. e J. Gogue, Princípios da Gestão da Qualidade, Fundação Calouste Gulbenkian (1989).
Lourenço, Luis, Controlo Estatístico de Qualidade, (apontamentos)
Montgomery, Douglas C., Introduction to Statistical Quality Control, 2ª edição, John Wiley & Sons, New York, 1991.
Pereira, Artur Manuel e Ganhão, Fernando Nogueira, A Gestão da Qualidade, 1ª edição, Editorial Presença, Lisboa, 1992.
Peyraut, Y. (1989), Gestão racional da qualidade, Rés Editora, Porto.
Ross, Joel E., Total Quality Management – Text, Cases and Readings, St. Lucie Press, Delray Beach, 1993.
Zimerman, Steven M. e Icenogle, Marjorie L., Statistical Quality Control using EXCEL, ASQ Quality Press, Milwakee, 1999.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Atendendo aos objectivos gerais da UC e das competências/resultados da aprendizagem esperados, as diversas aulas funcionarão de forma diferente. Considerando a sua natureza, os cap 1, 2, 6 e 7 serão desenvolvidos através de aulas essencialmente teóricas, embora se espere a participação activa dos alunos. Os cap 3, 4 e 5 serão desenvolvidos através de algumas aulas teórico-práticas onde serão apresentadas as metodologias e outras de natureza essencialmente prática onde os alunos terão a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos. Todo o material necessário (apontamentos das aulas, fichas práticas, tabelas e formulários e outro tipo de material) será disponibilizado através da plataforma do Moodle.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.