Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Controlo de Gestão

Controlo de Gestão

Código 12696
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Contabilidade
Tipo de ensino Presencial.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem A unidade curricular de Controlo de Gestão tem como objetivo principal proporcionar ao aluno conhecimentos sobre um conjunto de ferramentas de controlo de gestão. No final da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Compreender a natureza do controlo de gestão;
2. Compreender os processos de planeamento e controlo orçamental nas organizações;
3. Conhecer os principais modelos de avaliação de desempenho, incluindo os desenvolvimentos mais recentes;
4. Fazer uma análise crítica sobre as várias ferramentas de controlo de gestão abordadas.
Conteúdos / Programa 1. OBJECTIVOS E FUNDAMENTOS DO CONTROLO DE GESTÃO
2. ORÇAMENTO ANUAL
3. CUSTOS BÁSICOS
4. CONTROLO ORÇAMENTAL
5. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
6. EVA (ECONOMIC VALUE ADDED)
7. BSC (BALANCED SCORECARD)
Bibliografia / Fontes de Informação • Drury, C. (2008). Management and Cost Accounting, 7th Edition. London: Cengage Learning EMEA.
• Jordan, H., Neves, J. and Rodrigues, J. (2008). O controlo de Gestão ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 8th Edition. Lisbon: Áreas Editora.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar a sua aplicação em contextos organizacionais específicos. Com o objetivo de obter um maior sucesso na aprendizagem em cada um dos conteúdos programáticos apresenta-se inicialmente um caso prático mais simples e gradualmente apresentam-se casos práticos mais complexos. Durante as aulas procura-se envolver todos os alunos na discussão dos casos práticos com o objetivo de estimular a análise crítica das implicações práticas e teóricas dos mesmos.
Métodos e Critérios de Avaliação A avaliação é feita ao longo do semestre através de duas provas escritas individuais, com uma ponderação de 40% para a 1ª prova e de 60% para a 2ª prova.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.