Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Gestão da Produção

Gestão da Produção

Código 12698
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino presencial
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Esta UC é de carácter generalista. É pois nesta perspetiva que com ela se pretende que o aluno adquira os conhecimentos e competências básicas para desempenhar funções de alguma responsabilidade ao nível Função Produção, ou de outra que, dentro de uma empresa ou organização, com ela se relacionem. O aluno deverá:
-Compreender a terminologia, os conceitos, os princípios e a metodologia da Gestão da Produção/Operações;
-Relacionar a Função Produção com as outras áreas funcionais da Empresa;
-Aplicar os modelos, as técnicas e os métodos fundamentais desenvolvidos no âmbito da Gestão da Produção/Operações;
-Compreender os princípios e a estrutura organizativa das novas estratégias das Operações;
-Avaliar a implementação de modelos, técnicas e/ou métodos fundamentais da Gestão da Produção/operações em situações reais;
-Categorizar o material escrito em periódicos diversos sobre aspetos relevantes da Gestão da Produção/operações.
Conteúdos / Programa 1. Introdução
2. Previsão da procura
3. Planeamento Agregado da Produção
4. Gestão de stocks - Procura Independente
5. Gestão de stocks - Procura Dependente
6. Just-In-Time
7. Calendarização
8. Gestão da Qualidade


Os conteúdos programáticos cobrem as diferentes subáreas da Gestão da Produção/Operações. Consequentemente, o aluno terá oportunidade de tomar contacto, não apenas com o enquadramento teórico, os conceitos e os princípios dessas diferentes subáreas, mas também com as técnicas e modelos próprios adequados à resolução de problemas específicos. Desenvolvimentos ao nível das novas estratégias das operações são também apresentados e discutidos.
Bibliografia / Fontes de Informação CHASE, R.; AQUILANO, N. (1995) “Gestão da Produção e das Operações”, Editora Monitor - Projectos e Edições Lda., Lisboa.
COURTOIS, A et al. (2007) “Gestão da Produção”, Lidel, 5ª Edição.
DILWORTH, James B. (1996) “Operations Management”, Mc Graw Hill International Editions, New York.
HEIZER, J.; RENDER, B (1996): “Production and Operations Management – Strategic and Tactical Decisions”: Prentice Hall International Editions; New Jersey; USA.
HEIZER, J.; RENDER, B (2001): “Operations Management”: Prentice Hall International Editions; New Jersey; USA.
KRAJEWSKI, Lee J.; RITZMAN, Larry P. (2002) “Operations Management: Strategy and Analysis”, 6ª Edição, Prentice Hall, New Jersey.
LISBOA, J.V.; GOMES, C.F. (2008) “Gestão de Operações”, 2ª Edição, Vida Económica, Porto.
PEREIRA, ALBERTO (2011) “Gestão de Operações”, Escolar Editora, Lisboa.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas A UC é de caracter teórico – prático. Na parte teórica das horas de contacto são apresentados os aspetos teóricos fundamentais, enquadradores da disciplina de Gestão da Produção / Operações. Serão também apresentados os modelos, metodologias e técnicas específicas da disciplina. Neste caso esta apresentação será acompanhada de exemplos práticos. Na parte prática os alunos são chamados a participar na resolução de problemas específicos, muitos deles envolvendo a aplicação de modelos matemáticos. Ao longo do período letivo os alunos deverão pesquisar um artigo de carater científico, em revistas da especialidade. Após a seleção do artigo, o aluno elabora um resumo crítico do mesmo.
Métodos e Critérios de Avaliação A avaliação é composta de três instrumentos: dois testes, um a meio do semestre outro no finam (45% cada); resumo crítico de artigo científico (10%).
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.