Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Negociação

Negociação

Código 12704
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Presencial - As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem - Permitir aos alunos compreender a importância da negociação,
- Conhecer as estratégias e as técnicas de preparação, de condução e de auto-avaliação das negociações;
- Compreender os mecanismos diferenciados de preparação e de funcionamento dos processos de negociais No final da unidade curricular o aluno deve conseguir ser parte integrante de um processo negocial, conseguindo analisar as variáveis mais importantes deste processo de forma a tirar vantagens.
Conteúdos / Programa Cap. 1. Negociação
Cap. 2. Elementos Fundamentais da Negociação
Cap. 3. Tipologia Negocial
Cap. 4. Estratégias, Técnicas e Tácticas Negociais
Cap. 5. Aproximações Qualitativas e Quantitativas à Negociação
Cap. 6. Negociação Internacional
Bibliografia / Fontes de Informação • THOMPSON, Leigh L. (2008); “A razão e o coração do negociador – Guia para negociar com sucesso”, Monitor, Lisboa
• LEWICKI, Roy J.; Saunders, David M. e Barry, Bruce (2006); “Negotiation”, McGrawHill/Irwin, 5ª edição, Singapura
• FISHER, Roger; Ury, William e Patton, Bruce (2007); “Como conduzir uma negociação – Chegar a acordo sem ceder”, 7ª edição, Lua de Papel, Porto (Título original: Getting to yes: Negotiating agreement without giving in)
• FISHER, Roger e Ertel, Danny (2008); “Como conduzir uma negociação. Livro de exercícios”, 1ª edição, Lua de Papel, Porto
• CARVALHO, José Crespo de (2006); “Negociação”, Edições Sílabo, Lda.; 2ª edição, Lisboa
• CARVALHO, José Crespo de (2010); “Negociação para (in)competentes relacionais”, Edições Sílabo, Lda.; 2ª edição, Lisboa
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas A Unidade curricular é teórico-prática, pelo que por um lado é dada importância à aprendizagem teórica, como por outro lado se tenta que os alunos façam uma aplicação prática dos conhecimentos.
Nas parte prática das aulas tenta-se apresentar situações que levem a que os alunos tentem negociar quer entre eles, quer com o professor de forma a se aperceberem das diversas particularidades que compõem uma negociação.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.